Captação de córneas é assunto de palestra no HEGV

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. Diante disso, o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) realizou, na semana passada, uma palestra para orientar médicos, enfermeiros e técnicos a identificar um doador. A iniciativa visa auxiliar as atividades da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e aumentar o número de captação de órgãos na unidade.

A palestra foi ministrada pelo oftalmologista e responsável técnico do Banco de Olhos do INTO-RJ, Vitor Roismam. Os assuntos abordados foram a captação de córneas de coração parado, as indicações e contraindicações da captação, as indicações de transplante, os métodos e as estratégias para melhorar a captação no HEGV.

“O HEGV tem um grande potencial para aumentar o número de captação de córneas de tecidos de coração parado, por isso fizemos essa palestra para sensibilizar os colaboradores da Pró-Saúde a nos ajudar.  Essa atividade faz parte das ações que estamos elaborando em parceria com o Programa Estadual de Transplantes (PET) desde abril”, explicou Eduardo Henrique da Silva de Lima e Silva, Coordenador Médico da CIHDOTT do HEGV.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde