Caps AD de Mogi das Cruzes estimula a conscientização sobre o câncer de próstata

A doença é o segundo tipo de câncer que mais afeta os brasileiros, de acordo com o Inca

Nesta semana, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Mogi das Cruzes organizou uma palestra educativa voltada para a conscientização de todos os pacientes da unidade sobre o câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os brasileiros. A entidade estima que apenas em 2018, o Brasil tenha registrado 68.220 novos casos da doença.

A enfermeira do Caps AD de Mogi, Alessandra Takehana de Andrade, explica que alguns grupos precisam redobrar a atenção contra o câncer de próstata. “Os homens que tem histórico da doença na família precisam começar a fazer os exames aos 45 anos. Alguns fatores também colaboram para aumentar as chances de desenvolver o câncer, como sobrepeso, má alimentação e tabagismo”, acrescenta.

Durante a palestra, os pacientes tiraram dúvidas e receberam orientações sobre a prevenção e os principais sintomas da doença. “É preciso ficar atento caso seja registrado sinais como dificuldade ao urinar, sensação que a bexiga não foi esvaziada, sangue na urina, além de dor nas costas e diminuição do jato da urina. O diagnóstico precoce é importante para aumentar as chances de cura. O tratamento do câncer é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a enfermeira Alessandra.

A iniciativa da unidade integra a campanha nacional “Outubro Rosa e Novembro Azul”, desenvolvida pela Pró-Saúde, responsável pelo gerenciado do Caps AD de Mogi, por meio de contrato de gestão com o município.

O objetivo é atingir mais de 1,1 milhão de pacientes que são atendidos mensalmente, além de 16 mil colaboradores. Com uma nova proposta de abordagem, a entidade busca unir a temática feminina de combate ao câncer de mama, e a masculina, de combate ao câncer de próstata. Com o slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”, a meta é alertar sobre a importância da discussão do tema no ambiente familiar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde