Capacitação de brigadistas amplia segurança no Hospital Galileu

Os primeiros 40 brigadistas do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado em Belém (PA), concluíram a capacitação neste mês de fevereiro. Agora, os colaboradores estão aptos a responderem questionamentos como por exemplo: causas de um incêndio, procedimentos durante a emergência e primeiros socorros. A capacitação teve 20 horas de aulas teóricas e quatro horas práticas ministradas pelo Corpo de Bombeiro.

Nas aulas foram abordados os fatores de risco que podem causar vários tipos de acidentes domésticos ou em ambientes de trabalho. O instrutor do curso, subtenente do Corpo de Bombeiros, Nilson Amaral, explicou que, “é muito importante que todos mantenham a calma e sigam as instruções, desta forma poderão garantir a segurança e minimizar os riscos às pessoas no local', alertou.

Segundo o diretor geral do hospital, Saulo Mengarda “com a finalização do curso, estamos dando mais um importante passo para nos tornamos uma unidade hospitalar ainda mais segura para usuários e colaboradores”.

 

Formação

Durante o treinamento prático, que aconteceu no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), na região metropolitana de Belém, os colaboradores vivenciaram a simulação de uma situação real de incêndio, antes, porém todos fizeram exercícios de alongamento e aquecimento físico, práticas normais da rotina dos bombeiros. Ao sinal de alarme, todos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos e em um ambiente pequeno, fechado com muita fumaça, fuligem e sem qualquer sinalização ou luzes de emergência, os brigadistas manusearam equipamentos como: mangueiras de combate a incêndios, extintores e ainda prestaram os primeiros socorros às vítimas.

Para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Galileu é essencial que a unidade possua sua própria brigada de incêndio. Conforme comentou o técnico de segurança do trabalho, Maurício Brito, “é uma segurança a mais na instituição. Já temos a brigada ocupacional formada pelos colaboradores do SESMT e agora com a brigada de incêndio ampliamos nossa visão preventiva de segurança no trabalho”.

Para o colaborador do setor de tecnologia da informação, Igor Leonardo, o treinamento serviu como um aprendizado para a vida. “Depois mudei a minha visão a respeito da nossa própria segurança e sobre como nos prevenir contra acidentes. Vi na prática a importância da segurança em empresas, prédios e nos nossos próprios lares. Vou levar para o resto da minha vida e, além disso, vidas poderão ser salvas com um simples aprendizado de brigadista”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde