Câncer infantil, Prosa no HOIOL esclarece dúvidas das mães de crianças em tratamento no hospital

O tratamento de câncer em crianças e adolescentes desperta muitas angustias e questionamentos entre aqueles que lutam diariamente contra a doença. Pensando nisso, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), situado em Belém (PA), iniciou uma programação mensal junto aos pais e responsáveis de pacientes em tratamento para falar especialmente sobre Oncologia Infantil. O objetivo da roda de conversa é esclarecer, orientar e amenizar as angustias daqueles que acompanham seus filhos na luta contra a doença.

Segundo a diretora Geral do hospital, Alba Lúcia de Menezes Sá Muniz, os encontros coletivos com as mães e o corpo técnico da unidade acontecem semanalmente para discutir assuntos diversos, mas quando há algum tema a ser esclarecido especificamente, é marcada uma reunião especial. “Durante os nossos encontros semanais são discutidos assuntos gerais, mas algumas vezes surge a necessidade de esclarecer tecnicamente algum assunto específico” ressalta a diretora.

No primeiro encontro para falar especificamente sobre Oncologia, a oncopediatra Alayde Wanderley fez uma explanação geral sobre o câncer infantojuvenil e pontuou alguns itens importantes, como: o estadiamento da doença; a importância do tratamento multidisciplinar; os cuidados necessários durante o tratamento; as formas de tratamento; as principais complicações da doença; os efeitos da quimioterapia e outros procedimentos. A médica também fez um alerta às mães referente as informações lidas pela internet, que muitas das vezes não são confiáveis.

A médica disse ainda: “nosso objetivo é munir ao máximo os familiares do paciente de informações fundamentais durante o tratamento oncológico, pois sabemos que as dúvidas sempre existirão, mas quanto menores elas forem melhor ainda para o acompanhamento deste paciente durante o tratamento, que é longo” afirma a oncopediatra

Para a mãe da pequena R. E. M. P, de cinco anos, dona Rivaneide Melo, a conversa foi muito esclarecedora e importante, pois mesmo acompanhando a filha – diagnosticada com Leucemia há 1 ano e 2 meses, ela tirou muitas dúvidas. “Esta semana mesmo falaram que minha filha teria que fazer um procedimento para facilitar a aplicação de medicamentos, mas fiquei com medo e preferi esperar para conversar com a médica dela. Mas nesta reunião a doutora falou sobre a importância deste procedimento e fiquei mais tranquila e aliviada” diz a mãe.

No mês de março, a Prosa no HOIOL especial sobre Oncologia falará sobre Leucemia que é o tipo de câncer mais frequente em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. O câncer infantojuvenil é um tema em constante discussão, mas que ganhou maior destaque essa semana, já que 15 de fevereiro é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. No Hospital Oncológico, a data foi marcada por ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde