Brigadistas do Hospital Metropolitano participam de capacitação

A segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) norteiam o trabalho do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). E uma delas atende a Norma Brasileira (NBR) que trata sobre a exigência de brigadistas em seu corpo de colaboradores. No HMUE, a atualização e reciclagem dos membros da Brigada de Incêndio são feitas por meio de treinamentos teóricos e práticos.

Sob a ideia é que nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver pessoas treinadas e capacitadas para operá-lo, os colaboradores e membros da Brigada de Incêndio do HMUE se reuniram para acompanhar explicações sobre treinamento de APH – Atendimento Pré-hospitalar em Traumas e Queimados. Além disso, os temas abordados foram primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e suporte básico e avançado de vida. A ação foi realizada no dia 15 de janeiro, no auditório do HMUE, com a coordenação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O colaborador responsável foi o técnico de Segurança do Trabalho, Carlos Henrique. A facilitadora do Treinamento foi a enfermeira Francilene Belo, que é Professora e Preceptora dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Pará no HMUE. “São treinamentos teóricos e práticos. O trabalho do brigadista não se limita apenas a atingir o fogo. É importante que se conheça como proceder na hipótese de alguém se tornar vítima do fogo. Por isso, a necessidade de reciclagem”, explicou Carlos Henrique.

A equipe de brigadistas do Hospital Metropolitano é diversificada, contando com colaboradores dos setores de manutenção, da assistência, da cozinha, da lavanderia e da higienização. Os próximos treinamentos estão marcados para o dia 22 de março e 21 de maio. Um dos brigadistas é o agente de portaria Carlos Damião. Segundo ele, os encontros são ricos em informação. “Os treinamentos são ótimos, foram repassados vídeos e situações teóricas. Se eventualmente for preciso, devemos colocar em prática o que foi repassado, a favor do Hospital”, disse.     

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde