Bebês da UTI Neonatal do HU tomam seu primeiro banho de sol

Os bebês da UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), puderam conhecer a luz do dia pela primeira vez nesta terça-feira, dia 23 de julho. Ao todo, seis mães puderam compartilhar esse momento tão especial com seus pequenos no espaço da Brinquedoteca.

De acordo com a supervisora do bloco Neonatal, Cris Hauk, esse é mais um passo do Método Canguru e a iniciativa consiste em proporcionar ao bebê momentos de descobertas ao ar livre. Favorecendo saúde e todos os benefícios que os raios solares são capazes de causar.

Talita de Paula Misael Lopes, mãe do Heitor Misael Lopes, internado há 29 dias, esbanjava alegria em poder sair ao sol com seu bebê. “Hoje ele vai ter alta. Não vejo a hora de poder ficar juntinha dele todos os dias”, ressaltou Talita.

O sol estimula a produção de vitamina D, que já é tida como um pró-hormônio para muitos médicos e, quando em quantidades ideais, apresenta inúmeras vantagens como desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e prevenção de diabetes, icterícia, depressão, doenças cardiovasculares, etc.

O tempo recomendado é de 5 a 10 minutos diários. Todavia, não é em qualquer momento que a criança pode ficar exposta: sua pele ainda é frágil e é preciso evitar queimaduras e o desenvolvimento de um câncer de pele.

Os horários mais apropriados são antes das 9h ou após as 17h, pois o sol não está tão forte nem emitindo tantos raios ultravioletas. Nos horários entre 11h e 15h, a radiação UVB pode ser prejudicial não só às crianças, mas também aos adultos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde