Banco de Leite do HEAPN promove ação de incentivo ao aleitamento materno

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias (RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), promoveu nesta sexta-feira, 12/08, uma ação de conscientização sobre a importância do aleitamento materno no Caxias Shopping.

Durante o evento, mães e pais receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e promoveram um “mamaço”, quando mães amamentaram seus bebês simultaneamente. “Eu tive tanto leite que pude doar. Ter o contato com o filho no colo e amamentar é bom demais. E ainda ajuda a deixar a mãe mais bonita. Eu emagreci 4 quilos. Amamentar é uma delícia! ”, declarou Manoela Bittencourt, 21 anos, mãe da pequena Mariana, de seis meses.

Os papais também foram convidados para uma roda de bate-papo. Eles receberam informações sobre os cuidados com o bebê após o aleitamento materno e de como podem ajudar a mulher. Evandro Pereira, de 37 anos, exaltou a importância de ações de incentivo à amamentação: “Meu filho Gabriel está com 3 anos. Sempre ajudei minha esposa Eliane. Não é fácil para mulher ter que amamentar. Ela fica sem dormir e sei que é cansativo.  Eu sempre ajudei, colocando o pequeno para arrotar depois que ele mamava. E acho que todo pai devia ajudar e participar desse momento”, contou o papai, todo orgulhoso.

A coordenadora do Banco de Leite do HEAPN, Isabel Redigolo, destacou que a participação dos pais no processo, quando possível, é mesmo fundamental. “O pai pode e deve estar presente nesse momento. Ele pode ajudar, tendo paciência, incentivando, pegando no colo o bebê após a amamentação para que a mulher possa descansar um pouco. Atitudes simples, mas que fortalecem o vínculo afetivo entre o pai, a mãe e o bebê”, ressaltou Isabel.

A ação fez parte das comemorações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema deste ano foi “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde