Banco de Leite do HEAPN ajuda a mostrar que doar leite é um ato de amor

“Quando uma mãe doa leite ela está salvando vidas”, é o que afirma Isabel Cristina Ferreira Redigolo, microbiologista e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro, que mantém um serviço especializado na proteção e apoio ao aleitamento e de coleta da produção do leite materno.

A intensificação do trabalho de conscientizar as mães sobre a importância de doação do leite vem dando bons resultados desde que foi implantado.  Em 2015, foram coletados 297,7 litros e distribuídos 222 litros de leite materno e realizados ainda 7.143 atendimentos individuais, 5.720 em grupo, com 426 doadoras e 320 receptores.

É no Banco que o leite coletado é selecionado, classificado, processado e, antes de ser distribuído, passa ainda por um rigoroso controle de qualidade. As mães doadoras recebem orientação sobre o autocuidado com as mamas, a pega, a posição correta e a sucção. Além de um kit com vidro esterilizado, touca e luvas descartáveis, elas são orientadas ainda sobre a maneira correta de armazenar o leite em suas casas.

O leite coletado passa por um processo de rastreamento, onde é feito um controle clínico da doadora. Todas informações são guardadas sob sigilo para preservar a privacidade de quem fez a doação e também das receptoras.

O SOS Alimentação é outro serviço prestado pelo BLH, que funciona 24 horas para tirar dúvidas e fazer captações de doadoras. “O Banco dá assistência a qualquer mulher que esteja amamentando, tenha parido no hospital ou não, pelo SUS ou não e que necessite de ajuda ou queira doar seu excedente de leite ou somente esvaziar as mamas, inclusive mulheres internadas ou em atendimento em qualquer unidade do hospital”, destaca Isabel Redigolo, do Banco de Leite do HEAPN.

No BLH funciona ainda a Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta. Todos os dias antes de irem para o trabalho, as mulheres passam pelo Banco, retiram o leite, que depois é armazenado, e no final do dia, já acondicionado em recipientes, ele pode ser levado para ser consumido no dia seguinte pelos bebês.                     

 Além da roda de conversa com as gestantes que fazem pré-natal, o BLH vem realizando também o serviço de tenda itinerante – um programa de incentivo e sensibilização para o aleitamento materno e a doação de leite humano – em praças públicas, shoppings e em outras maternidades.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde