Auditoria institucional aponta clima organizacional como diferencial do Hospital Galileu

O Clima organizacional favorável dentro do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, foi mais uma vez apontado como destaque dentro da unidade. Durante a aplicação dos Requisitos de Apoio à Gestão (RAG), realizado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que gerencia o hospital sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a equipe avaliadora destacou o comprometimento dos colaboradores como um diferencial dentro da unidade. A avaliação aconteceu entre os dias 7 e 10 de agosto.

Esta foi a terceira vez que o RAG passou pelo Hospital Galileu, avaliando o desempenho dos setores e a adesão à legislação. A equipe formada por Nilsa Yamanaka, Paula Kobylansky e Altemar Paigel foi a responsável pela avaliação, que demonstrou evolução da unidade em todos os níveis. “De uma forma geral, evoluiu bastante. Com destaque para a parte de assistência e comissões, onde tiveram uma grande evolução”, avaliou Nilsa Yamanaka.

De acordo com a avaliadora, o clima organizacional e, consequentemente, o comprometimento dos colaboradores com os pacientes também faz com que as melhorias aconteçam de forma mais veloz dentro da unidade. “As pessoas estão envolvidas, engajadas, desde a alta direção até o operacional, eles querem fazer a diferença para os pacientes. Isso é muito forte aqui. Então, as coisas acontecem em uma velocidade diferente, você direciona algo e eles já vão partir para o fazer, e isso é muito importante. Isso faz mover”, ressaltou Yamanaka.

Para o diretor-geral do Hospital, Saulo Mengarda, a avaliação realizada pela equipe da Sede da Pró-Saúde é fundamental para a evolução contínua do hospital, e funciona como um termômetro no processo de preparação para alcançar a acreditação ONA 2, referente aos cumprimentos de planejamento e organização focado na gestão integrada. O Hospital Galileu já é acreditado como ONA 1, que avalia o cumprimento de todos os critérios de segurança dentro da unidade.

“Precisamos saber se estamos no rumo certo e em que nível estamos, e é isso que esta auditoria nos proporciona. Assim, conseguimos direcionar nossos esforços e planejar os próximos passos. Esta ferramenta, o RAG da Pró-Saúde, é um grande diferencial, ainda mais, por ser aplicada por uma equipe de auditores altamente capacitada e de um nível de exigência altíssimo, que leva as instituições ao processo de melhoria contínua”, afirmou Mengarda.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde