Atletas e palhaços animaram colônia de férias no Hospital Oncológico Infantil

O time Legião de Futebol Americano foi a grande atração das atividades realizadas para a colônia de férias do Hospital Oncológico Infantil, em Belém. Na tarde da última sexta-feira, 14/7, dez atletas da equipe paraense levaram uniformes e acessórios à programação, realizada no solário do quinto andar do hospital. Eles participaram de várias brincadeiras voltadas às crianças e adolescentes atendidos pelo hospital.

A agenda da colônia de férias do Hospital Oncológico Infantil oferece opções especiais, durante este mês, voltadas exclusivamente aos acompanhantes e usuários internados na instituição. Durante essas férias escolares de julho, essas crianças, adolescentes e familiares podem participar, de forma divertida, de vivências ao ar livre e atividades que incentivam práticas saudáveis e experiências culturais e esportivas. A visita do time Legião F.A. fez parte do segundo dia de brincadeiras da colônia de férias. Na primeira sexta-feira do mês, a programação reuniu contações de histórias com bonecos, jogos musicais e oficina de pintura.

Sorrisos 

Trajados de palhaços, o estudante de Enfermagem, Paulo Henrique de Castro, de 21 anos, e a graduanda de Medicina, Juliane Carvalho, de 22 anos, ajudaram a alegrar o encontro. Eram Bobão e Biscoitinho. ''É uma experiência fantástica. É muito gratificante poder animar essas crianças, que estão nesse momento aqui e não podem curtir as férias como outros meninos e meninas. É um carinho especial o que ganhamos deles'', avaliou Paulo. 

''O esporte muda a vida de muitos, e aqui podemos fazer algo por essas crianças'', avaliou Maurício Messias, treinador de defesa do time Legião, que hoje soma 70 jogadores. A modalidade, embora ainda não tão popular no País – ele se disseminou pelo Brasil há apenas uma década -, soma sete times filiados a uma federação estadual que já tem sete anos de fundação e realiza campeonatos periódicos. ''Esse é um esporte novo, com equipamentos e uma bola completamente diferentes.Estamos muito felizes de estarmos aqui'', disse Messias.

As atividades da colônia de férias do Oncológico Infantil são amparadas pelos devidos cuidados assistenciais do hospital, sempre de forma adequada ao estado de saúde de cada uma das crianças e jovens. Temas educativos sobre saúde e relativos à atenção aos próprios tratamentos também estarão sendo abordados de forma lúdica na programação, agendada para todas as sextas-feiras de julho (dias 7, 14, 21 e 28/7) e também em uma terça-feira (25/7), com agenda noturna especial voltada a adolescentes.

''Esses momentos são muito ricos para as crianças e têm grande impacto sobre o estado psicológico desses meninos e meninas, o que também influi na adesão a tratamentos e no estado geral desses pacientes'', ressaltou a diretora de Enfermagem do Oncológico, Josieli Pinheiro. O salto alto não impediu que a enfermeira chegasse a bater bola com as crianças, entre uma atividade e outra.

Cuidados

Para participarem da colônia de férias do hospital, os meninos e meninas do hospital passam por uma triagem realizada pela equipe médica, logo pela manhã, antes do início das atividades, previstas para as tardes e noites. Assim, também são checados os pacientes que precisam cumprir agendas de procedimentos ou exames externos.

Também serão realizadas outras atividades nos leitos, para os pacientes que não puderem participar da programação da colônia de férias. Além das crianças e jovens atendidos, os acompanhantes também terão atividades especiais oferecidas pela equipe multiprofissional do Oncológico Infantil e também por voluntários que atuam junto ao estabelecimento.

As atrações da colônia de férias são oficinas de artes, teatro de bonecos, luau, encontros com atletas e jogos com dinâmicas adequadas a várias condições de acessibilidade, além de atividades com orientações para alimentação saudável e até educação para o trânsito. Além do cardápio semanal garantido aos pacientes e acompanhantes do hospital, lanches também serão oferecidos aos participantes, incluindo pipoca, sucos e chopes de frutas.

Atenção à oncologia

Inaugurado em outubro de 2015, e gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil oferece atendimento público especializado, voltado ao tratamento em oncologia para crianças e jovens de zero a 19 anos. Atualmente a unidade é referência neste tipo de atenção no Norte e Nordeste. Cerca 650 crianças e adolescentes fazem hoje tratamento no hospital.

A cada mês, o estabelecimento realiza em média cerca de 684 consultas ambulatoriais, 2.716 sessões de quimioterapia, 76 cirurgias e 12.165 exames de análise clínicas, além de 145 internações. Dos 89 leitos disponíveis no Oncológico, dez são destinados à UTI. O hospital também oferece atendimento de pronto socorro 24 horas para os seus pacientes em tratamento.

Entre janeiro de 2016 a junho de 2017, o hospital realizou 9.467 consultas ambulatoriais; 41.454 infusões quimioterápicas; 811 cirurgias; 213.964 serviços de diagnóstico e tratamento; e 205.165 exames de análises clínicas; além de um volume total de 29.995 atendimentos a pacientes.

O Oncológico Infantil quintuplicou a oferta de leitos para tratamento do câncer entre crianças e adolescentes no Pará. E, desde que o hospital passou a funcionar, em 2015, o Estado não tem mais filas de espera para atendimento ou internação para cuidados oncológicos de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos.

Colônia de Férias do Hospital Oncológico Infantil

Quando: de 7 a 28/7, sempre às sextas, das 15h às 17h, além de luau dia 25/7, das 19h às 21h.
Onde: Hospital Oncológico Infantil (travessa 14 de Abril, 1394, São Brás).

Programação

21/7 – Sexta-feira
– Atividade “A cesta da dona Maricota”, sobre alimentação saudável;
– Jogo de trilha OncoJúnior.

25/7 – Terça-feira
– Luau com adolescentes e acompanhantes (das 19h às 21h).

28/7 – Sexta-feira
– Circuito Cidade do Trânsito, do programa Direção Viva (Detran);
– Atividade dos voluntários Doutores da Alegria.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde