Artigo científico produzido no Hospital Metropolitano é publicado em revista nacional

A revista indexada Prática Hospitalar levou ao conhecimento internacional o trabalho desenvolvido pelo grupo de estudo de Fisioterapia da Residência Multiprossional do HMUE – Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.  Com o tema Transporte Intra-Hospitalar de Pacientes Críticos em Hospital de Referência em Trauma na Amazônia, o artigo publicado identificou os eventos adversos e repercussões cardiorrespiratórias que ocorrem durante o transporte intra-hospitalar de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HMUE.

Segundo o coordenador do departamento de Ensino e Pesquisa – Residência Multiprofissional, professor mestre e fisioterapeuta, Leonardo Ramos Nicolau da Costa, o transporte intra-hospitalar do paciente que se encontra em uma UTI, para realização de exames diagnósticos, intervenções terapeutas ou internação, deve ser cuidadosa e requer atenção de quem trabalha em terapia intensiva. Por isso, a importância do estudo que objetivou identificar os eventos adversos e repercussões cardiorrespiratórias que ocorrem durante esse transporte intra-hospitalar. “O nosso estudo foi feito de forma observacional, analítica e descritiva no qual coletamos as informações no Metropolitano e assim, criamos uma rotina no setor para que o atendimento ao paciente fosse melhor qualificado”, informou. De acordo com dados do artigo, no Hospital Metropolitano, apenas 16,1% dos transportes analisados tiveram alguma intercorrência grave.

No artigo, a equipe da unidade hospitalar concluiu ser necessário estimular o engajamento por parte dos profissionais envolvidos em UTI com aperfeiçoamento por meio de programas de atualização em relação a transportes intra-hospitalares, materiais tecnológicos necessários, além da realização de protocolos que possam contribuir para a adequada condução, e assim minimizar, evitar erros e imprevistos desfavoráveis ao paciente e até mesmo a equipe.

O artigo foi publicado na revista brasileira Prática Hospitalar nº 99. O periódico está em seu 17º ano, sendo reconhecido internacionalmente. A publicação paraense foi assinada pelo coordenador do departamento de Ensino e Pesquisa e da Residência Multiprofissional do HMUE, pela supervisora da reabilitação Gabriela Martins Lima; pelas fisioterapeutas: Brenna Larissa Reis Praia, Fabiano José da Silva Boulhosa, Rafaela Cordeiro de Macêdo e pelas residentes em Fisioterapia: Juliana Anézia Rodrigues do Amaral, Kéven Lorena de Paula Gonçalves, Paola Katherine Esteves da Silva e Patrícia Gazel Picanço.

Ensino

O Hospital Metropolitano é um centro de pesquisa científica no norte do Brasil. São ofertados pela instituição os programas de residência médica nas áreas de Traumato-Ortopedia, Medicina de Urgência, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Geral. Há ainda a oferta de residência multiprofissional nas seguintes categorias: Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Também são mantidos convênios na graduação e pós-graduação com as faculdades UEPA, UFPA, CESUPA, UNAMA e FAMAZ nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia. Diariamente uma média de 140 residentes e acadêmicos circulam pelo hospital. 

Sobre o HMUE

O Hospital Metropolitano é uma unidade de saúde pertencente ao Estado Pará, para atendimento de casos de média e alta complexidade, referência em atendimento de urgência e emergência em trauma e queimados para todo estado e região norte do Brasil, sendo ainda um centro de formação de profissionais. É gerido pela Organização Social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde