Alegria e acolhimento tomam conta do Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Criação de paródias temáticas para promover campanhas internas e música nos corredores para pacientes e acompanhantes. Estas têm sido ações criativas desenvolvidas por profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES).

A ideia que tem sido motivada pela direção do hospital, conta com a participação de colaboradores que tocam violão e violino. Outros, deixam a timidez de lado e, juntos, cantam pelos corredores do hospital. No dia 22 de fevereiro, um grupo de profissionais se reuniu e percorreu vários setores do hospital, com intuito de tornar o ambiente hospitalar mais leve.

Com um violino nas mãos, o analista financeiro Jhansen Barbosa contou que visualiza muitas pessoas emocionadas durante a apresentação musical nos corredores. “É a primeira vez que realizo um trabalho voluntário dentro do hospital. O resultado é imediato e gratificante. As pessoas ficam alegres”, disse.

A diretora administrativa e financeira do hospital, Adriana Morais, conta que essa ação é totalmente voluntária e o benefício é mútuo. “Temos uma equipe extremamente criativa, participativa e unida – posso dizer que nos tornamos uma família. O ambiente de trabalho necessita dessa pausa – e a ideia é ampliar esse momento de relaxamento e possibilitar um ambiente mais humanizado e alegre, para as pessoas que estão em tratamento e longe das suas casas”, explicou Adriana.

Humanização no hospital

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) conta com um Grupo de Trabalho Humanização (GTH), composto por membros voluntários das áreas assistencial e administrativa. Com reuniões mensais, o GTH discute ações a serem realizadas, com objetivo de humanizar a assistência para pacientes e acompanhantes. Além disso, em parceria com o setor de Recursos Humanos do hospital, o grupo promove ações para os profissionais que atuam no HEUE.

Um dos projetos implantados pelo hospital, que está sob a coordenação do GTH é a comemoração do paciente aniversariante do dia. Um dia antes, é feito um levantamento dos pacientes que fazem aniversário no dia seguinte – e assim que o dia inicia, é fixado um cartaz com mensagem de feliz aniversário. Já os profissionais do hospital – recebem no dia do seu aniversário um cartão, com mensagens escritas pelos colegas.

Além de comemorações internas, o hospital também conta com uma equipe que realiza diariamente um acolhimento para os visitantes dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Antes de entrarem para a visita, um profissional do setor explica a importância da higienização das mãos, de manusear os equipamentos e a importância de estar próximo do paciente durante a visitação. “São pacientes que estão com o seu quadro clínico mais delicado. Durante as orientações, a equipe mostra a funcionalidade de cada equipamento, com intuito de deixar o visitante ciente dos recursos que tem sido utilizado para o tratamento do seu paciente”, comentou o coordenador de enfermagem, Ivens Guimarães.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde