Adolescentes do Ciam participam de ação de saúde do Hospital Regional de Marabá

O Hospital Regional do Sudeste do Pará  – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou uma ação de saúde no Centro Integrado de Adolescente Masculino (Ciam), no núcleo São Félix, em Marabá (PA). Esta foi a quarta vez em pouco mais de um ano que a instituição ofertou consultas médicas, teste de glicemia e aferição de pressão arterial aos adolescentes atendidos na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Mais de 100 pessoas já foram beneficiadas nessas ações, sendo 29 somente nesta quarta-feira, 20/9.

De acordo com a gestora do Ciam, Lucileia Cardoso, esta foi a primeira vez que muitos deles receberam atendimento médico. 'A assistência é extremamente necessária porque a maioria deles já teve experiência com drogas e, quando está em abstinência, começa a apresentar dores ou a mostrar sintomas de doenças que não haviam sido diagnosticadas até então, porque a droga funciona como anestésico e mascara algumas situações. Mas, o mais importante que considero é essa avaliação inicial, porque parte dos meninos que passam por aqui informa que  é a primeira vez que tem acesso a um atendimento médico na vida', argumentou ela.  

Além de ofertar os serviços no Ciam, o Hospital Regional de Marabá garante a esses adolescentes exames especializados, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, quando solicitados pelo médico durante a ação de saúde. 

Vila Café

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRSP realiza diversas ações externas de saúde. Em setembro, além de beneficiar adolescentes do Ciam, a unidade ofertará atendimento a moradores da Vila Café, zona rural de Marabá. Lá, serão ofertados atendimento médico, avaliação nutricional, consulta de Enfermagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações sobre prevenção de doenças. A programação, que acontecerá no dia 26/9, a partir das 9 horas, fará parte da 10ª edição do projeto 'Hospital Regional Amigo da Comunidade'.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde