Adolescente sofre AVC e se recupera após atendimento especializado na UPA Zona Leste

Unidade de saúde apresentou protocolo de atendimento no 1º Simpósio de Urgência e Emergência de Santos

Aos 16 anos, Beatriz Garcia Lopes não apenas sobreviveu a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas também se recuperou graças à pronta assistência da equipe multidisciplinar da Unidade de Pronto Atendimento 24h Zona Leste, em Santos (SP).

A jovem foi atendida de acordo com o protocolo de AVC desenvolvido pela Pró-Saúde, gestora da UPA, cujo conteúdo foi apresentado na última semana durante o Simpósio de Urgência e Emergência de Santos.

Gisele Abud, médica e diretora Técnica da unidade, explicou que o protocolo dinamiza o atendimento e afeta a administração do tempo, essencial na assistência a casos de AVC. Com processos bem estabelecidos, o diagnóstico e identificação para transferência do paciente tornam-se mais ágeis e precisos.

No caso de Beatriz, a paciente foi diagnosticada com AVC hemorrágico em 12 de outubro. A doença é responsável por apenas 15% de todos os casos, e é mais letal que o AVC isquêmico, de acordo com o Ministério da Saúde.

Gisele explica que “nessa idade, na maior parte dos casos, o AVC hemorrágico é uma intercorrência de malformação arteria-venosa, ou de rupturas de aneurismas, que são as dilatações anormais das artérias”, informa.

Ao ser levada à UPA 24h Zona Leste, Beatriz foi atendida pela equipe multidisciplinar. Após a triagem, os profissionais perceberam a necessidade imediata de intubação, realizada na unidade.

Segundo Moisés Neto, diretor Hospitalar da UPA Zona Leste, o protocolo de atendimento aplicado foi fundamental para a recuperação da adolescente.

“A implementação do protocolo nos permitiu tomar medidas imediatas para avaliar, diagnosticar e tratar a paciente, por meio de uma ação coordenada pela equipe multidisciplinar”, disse.

Beatriz foi transferida para um hospital, onde passou por cirurgia. Depois disso, ela e seus pais retornaram à unidade em agradecimento aos profissionais.

“É gratificante ver o retorno da Beatriz e saber que nosso trabalho foi bem-sucedido. Aplicamos um esforço diário para que os pacientes saiam bem e recuperados e a visita de Beatriz veio como afirmação dessa dedicação”, disse Thais Macedo, enfermeira da UPA Zona Leste.

Casos de AVC em mais jovens na UPA alertam para prevenção

De janeiro a setembro de 2023, a UPA atendeu 91 pacientes com suspeita de AVC, sendo 21 deles com menos de 55 anos. O alerta para a ocorrência de casos com jovens é um dos pontos de conscientização do Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro.

“É importante destacar que crescem os casos da doença entre os jovens, às vezes pelo sedentarismo e alimentação desregulada. Por isso a necessidade de estabelecer hábitos saudáveis”, alerta Gisele Abud.

Especialistas indicam que 90% dos casos de AVC podem ser evitados com o controle dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e colesterol alto. A redução do tabagismo, prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e controle do peso também são eficazes na proteção da doença.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde