Ação Saúde orienta população da Transamazônica e Xingu sobre a doença renal

Na manhã de segunda-feira (07/03), em Altamira, no sudoeste do Pará, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) realizou a Ação Saúde – Prevenção da Doença Renal começa na Infância. O evento faz parte de uma campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde em alusão à Semana do Rim e à prevenção da doença renal, que acontece em todo o país ao longo do mês de março. Dessa forma, o HRPT, por meio da equipe de nefrologia preparou um dia especial para dar atendimento e orientações sobre a doença à população da Transamazônica e Xingu.

Foram disponibilizados testes de glicemia e de hipertensão, aferição da pressão arterial, e também foram distribuídos panfletos educativos com informações sobre as principais causas da doença renal. A diabete, a hipertensão, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo são apontados como os vilões da patologia. Na ocasião, também foram repassadas orientações sobre a prevenção da doença renal desde a infância, que é o foco da campanha deste ano. “Os pais devem oferecer aos filhos uma dieta saudável, aliada com a prática de atividades físicas, além de observarem o consumo de água das crianças e a coloração da urina, pois isso pode ser um indicativo de problema nos rins”, explicou o Dr. Eduardo dos Anjos, médico nefrologista do HRPT.

Na opinião de um pai presente na ação, os erros acontecem por falta de informação e iniciativa dos próprios responsáveis pela criança. “Sabemos como é importante o exercício físico e uma boa alimentação, mas na correria do dia a dia, muitos pais optam por comidas industrializadas, sucos de caixinha e jogos de videogame, fazendo com que os filhos se tornem adultos sedentários e acima do peso”, concluiu Marcelo Cadete, que levou a filha, D.M.C, de sete anos, para participar da campanha.

Para Rosivânia Barros, enfermeira que coordena o setor de nefrologia do hospital, a campanha alcançou seu objetivo com 176 atendimentos em apenas um dia, mas para que atinja um número maior de pessoas, a equipe continuará a ação nas escolas do município. “Faremos visitas às escolas com o propósito de mostrar aos pais e às crianças como é importante ter uma vida saudável, comer bem, fazer exercícios, tomar água – principalmente na nossa região que é quente, mantendo também os exames periódicos atualizados, assim como as vacinas. Prevenção nunca é demais”, ressaltou a coordenadora.

 

Importância dos rins

A principal função dos rins é eliminar as toxinas, o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e o aumento da pressão arterial. Os rins também produzem hormônios importantes para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, da vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e da renina, que intervém na regulação de pressão arterial. A doença renal é silenciosa e apresenta sintomas mais aparentes quando está em estado avançado, por isso os cuidados com a saúde e o acompanhamento médico são muito importantes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde