Ação do Bem: Projeto “Crescer” do Hospital Yutaka Takeda incentiva o plantio de árvores

Quando a neta do aposentado Itamar Souto nasceu no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), a família ganhou uma muda de jatobá para marcar a data. Ao ver o presente, o aposentado resolveu compartilhar com a comunidade do bairro onde vive em Parauapebas todos os benefícios que a árvore trará quando começar a crescer.

Sempre que uma criança nasce no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), sua família ganha uma muda de árvore. A iniciativa é do projeto 'Crescer', que faz parte das Ações do Bem desenvolvidas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em alusão aos 50 anos da entidade, que gerencia o hospital, por meio de contrato de gestão com a empresa Vale. O 'Crescer' iniciou em 2017 e já ofertou mudas de árvores a 142 famílias.

Itamar quis dar um bom destino ao pé de jatobá e aproveitou uma área em frente de casa para plantar a muda. 'Aproveitei uma área destinada a uma praça, mas que nunca foi feita, quase em frente á nossa casa, que servia de deposito de entulhos, e lá plantei, porém ficou sem nenhuma harmonia, resolvi então, fazer uma praça. Meu genro logo apoiou e o resultado foi maravilhoso. Além do pé de Jatobá, plantei mais três árvores de pau-preto e seis palmeiras fênix e logicamente um gramado', contou.

Todas as mudas foram identificadas pelo aposentado, que fez questão de colocar o nome popular e o nome científico para que as crianças que circulam na praça também aprendam. Contente e satisfeito, ele relatou o resultado positivo da iniciativa. “A praça ficou pronta, ganhou o nome de Praça do Jatobá, e já está sendo usada pela comunidade local e tendo uma frequência de muitas crianças, o que deixa todos felizes”, se orgulhou.

O diretor-geral do HYT, Flávio Marconsini, conta que a ação tem o apoio do viveiro da empresa Vale. “Todas as mudas ofertadas mensalmente para os recém-nascidos são doadas pela Vale. Isso nos possibilita a escolha de cada muda”, explicou. Marcosini também falou que o projeto está tendo uma ótima adesão pelas famílias beneficiadas. “A iniciativa nos surpreendeu, sobretudo pela aceitação”, finalizou.

Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído há 31 anos pela empresa Vale e possui o serviço de ginecologia e pediatria, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 40 leitos. Centro Cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós anestésica.

A unidade tem, como um dos seus princípios institucionais, a responsabilidade ambiental. Por isso sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados ao meio ambiente e à vida. A unidade aplica, anualmente, treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo a utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e já promoveu a troca de copos descartáveis por canecas. Todo resíduo gerado na unidade é encaminhado para reciclagem, além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetro contendo mercúrio.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde