Ação de humanização é realizada no Hospital Materno-Infantil em comemoração as Festas Juninas

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde, celebrou a primeira festa junina da unidade com apresentações nos dias 27 e 28 de junho.

O arraial da unidade contou com a participação dos pacientes e acompanhantes que puderam aproveitar a festa junina por meio de brincadeiras e danças. A festa junina do HMIB é uma ação de humanização organizada pelos profissionais que integram o Grupo de Trabalho de Humanização da unidade.

Na ocasião, houve apresentação de dança das tradicionais quadrilhas Evolução Junina e Roceiro da Vila Nova, durantes os dois dias. As quadrilhas fazem parte da cultura regional da cidade de Barcarena, e foram convidadas pelo grupo de humanização do hospital para participarem do evento.

A quadrilha “Unidos do HMIB” foi criada pelos profissionais da unidade para a celebração junina, e fez sua apresentação no estacionamento do hospital. O arraial ainda deu espaço para as apresentações do espetáculo das misses com a exposição teatral “A Fantástica Fábrica de Brinquedos”.

Ainda durante a festa, a quadrilha “Unidos do HMIB” realizou uma singela peça interpretativa da Lenda do Boto – uma lenda de origem indígena que faz parte do folclore brasileiro e surgiu na região amazônica.

Robson da Possa, representante da quadrilha Evolução Junina, ressaltou importância da comemoração junina para a cultura regional e para diversão do público. “Nossa quadrilha veio para celebrar com o hospital esse momento cultural, além de trazer alegria para as crianças e pacientes. Ficamos felizes em participar dessa celebração. Nossa apresentação é baseada em uma boneca que ganha vida ao som da música regional. Queremos levar vida e alegria por meio dessa apresentação”, destacou.

No final da celebração, a equipe de humanização deu espaço aos pacientes, acompanhantes e colaboradores para participarem do Correio Elegante – uma forma de todos compartilharem palavras de gratidão e incentivos à equipe da unidade, aos pacientes e aos usuários por meio de cartões escritos à mão para serem lidos na festa.

“As brincadeiras e danças juninas contaram com ajuda de voluntários, da equipe multiprofissional, dos colaboradores dos pacientes e usuários. Ficamos muito felizes de ver todos animados com esse momento de celebração da cultura regional, e de poder compartilhar alegria com todos “, afirma Marinelza Guimarães, assistente social e presidente do Grupo de Trabalho e Humanização.

 

Sobre o Materno Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.  É uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde