Acadêmicos de Medicina conhecem o Hospital Regional de Marabá

Os 18 estudantes que integram a primeira turma de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Marabá, iniciaram, nesta semana, a visita técnica ao Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Dr. Geraldo Veloso.

Trata-se de um programa de relacionamento do hospital com a universidade estadual.  Eles foram recepcionados pelo diretor técnico do hospital, o médico Cassiano Barbosa, e pelo diretor geral, Valdemir Girato, que deu as boas-vindas e falou sobre a rotinas e a contribuição que o hospital vai oferecer aos futuros médicos, para que vivenciem na prática aquilo que estão aprendendo na faculdade. Eles estão cursando o quinto semestre.

APRENDIZADO

Após a palestra, os acadêmicos conheceram as dependências do hospital, visitando as áreas de acolhimento, internação, centro cirúrgico, UTIs e ambulatório.

Para a estudante Gabriela Pastana Góes, a visita técnica será um importante passo na graduação, pois ainda não se conhece a rotina hospitalar. “Buscamos aprendizagem com todos os profissionais do hospital, desde os técnicos até os médicos”, afirma a estudante.

ESTRATÉGIA

Nessa ação, o HRSP, gerido pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde – Sespa, soma-se ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, em, Santarém, que já tem implantado um programa de Residência Médica, e que acaba de receber uma certificação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia como hospital habilitado para Residência nessa área da medicina. E é uma resposta concreta à política do governo do Estado que visa formar médicos no interior.  A visita ao hospital de Marabá contribui para que os acadêmicos ponham em prática conhecimentos teóricos, inclusive, sobre gestão, processos operacionais e equipamentos que garantem o funcionamento de um hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde