Abril Verde

Abril Verde: Hospital 5 de Outubro mobiliza profissionais para prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, com quase 4 mil mortes anualmente.

No Brasil, somente em 2020, 21 mil trabalhadores se infectaram por Covid-19 no serviço, de acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, uma parceria entre a OIT e o Ministério Público do Trabalho.

Por meio Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, promoveu ao longo do dia 28 de abril uma “blitz” mobilizando os colaboradores sobre a importância dos cuidados individuais e coletivos com foco na redução de acidentes e doenças no trabalho.

Os colaboradores foram convidados para entrar em um túnel de reflexão, com mensagens do tipo: “Se eu usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e realizar minhas atividades com atenção estarei prevenindo acidentes”, “Antes de começar minhas atividades no trabalho devo lembrar-me que minha segurança está em primeiro lugar!” e “Prevenção é vida!”.

Para Rosivania Silva Medeiros, técnica de Enfermagem, a ação impacta o cotidiano dos profissionais de saúde em virtude dos reflexos da pandemia. “Temos protocolos de paramentação e desparamentação, de uso de equipamentos de proteção individual, de distanciamento. E essas medidas precisam ser reforçadas diariamente”, comentou.

“Além de orientar o uso dos EPIs, reforçamos o compromisso da instituição com a segurança dos seus profissionais, promovendo leitura, por meio do Diálogo Direto de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DDSMS), ferramenta de estudo utilizada semanalmente no hospital”, destacou Lucélia Maria dos Santos Souza, técnica em Segurança do Trabalho da unidade.

A ação contou com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HCO.

Em Parauapebas, no Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade também gerenciada pela Pró-Saúde, os colaboradores participaram de treinamento de atualização sobre Requisitos de Atividades Críticas (RAC).

Os treinamentos de RAC visam a excelência na gestão de Saúde e Segurança Operacional, garantindo a prevenção de acidentes e a preservação da saúde de todos os envolvidos em atividades de áreas remotas, como é o caso do hospital que está localizado em meio a Floresta Nacional de Carajás.

Respeitando os protocolos de segurança de combate à Covid-19, os treinamentos foram remotos e abordaram temas como trabalho em altura, manutenção de equipamentos, noções de primeiros socorros.

Qualidade assistencial em Carajás

Os hospitais Yutaka Taketa e 5 de Outubro foram construídos pela mineradora Vale e são gerenciados pela Pró-Saúde, instituição filantrópica com mais de 50 anos de experiência.

O Yutaka é reconhecido como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que a unidade possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

Os dois hospitais ainda contam com certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ambas também contam com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde