Hospital Oncológico Infantil

A importância do médico da qualidade nas instituições de saúde

Hospital Oncológico Infantil ressalta estratégias de sucesso que contam com a atuação do profissional na unidade e resultaram na certificação de excelência do atendimento

A segurança do paciente é um tema que tem chamado a atenção de várias instituições do segmento da saúde no Brasil. Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde em Belém, ressalta a importância da atuação do médico da qualidade nas unidades de saúde.

Trata-se de um agente educador, auditor e facilitador nos processos de qualidade e segurança do paciente, que colabora com a construção e manutenção da cultura de segurança na instituição.

A experiência do trabalho desenvolvido no Oncológico Infantil conta com iniciativas que contribuem para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde e resultando em uma assistência de excelência.

Como exemplo, podemos citar a preocupação da unidade em trabalhar as necessidades de cada paciente de forma individualizada.

“É neste tipo de detalhe que nossos pacientes percebem o diferencial do atendimento do Oncológico Infantil. Temos uma política técnica e geral, mas ela é aplicada de forma assertiva para cada paciente, considerando suas características e necessidades”, ressalta Viviane Lesses, Gerente da Qualidade da unidade.

Outro ponto essencial é o empoderamento dos pacientes e seus familiares sobre os tratamentos, fazendo que eles participem e contribuam nos processos.

“Quando explicamos de forma clara e incluímos o paciente e seus familiares nos processos realizados ao longo do atendimento, temos uma melhor adesão. Esse empoderamento também contribui para o processo de qualidade e segurança, a partir do momento que temos mais um agente para controlar e fiscalizar as diferentes etapas do atendimento”, complementa Viviane.

Essas e outras ações desenvolvidas diariamente na unidade focam na busca pela melhoria contínua, por meio da gestão de riscos e análise de incidentes, além do estímulo, humanização, pertencimento e qualidade de assistência às crianças e adolescentes com câncer.

O Hospital Oncológico Infantil, que é a principal referência para atendimento de câncer infantojuvenil no Norte do país, integra o seleto grupo de unidades que possuem a certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade e segurança nos processos e na assistência prestada.

Com isso, o hospital se consolida como uma importante referência para outros serviços de saúde da região, fazendo com que a cultura da qualidade e segurança no hospital transcenda barreiras.

“O trabalho de gestão que desenvolvemos aqui tem tido um impacto positivo para a imagem da unidade. Atualmente somos referência para outras instituições de saúde e colaboramos com o compartilhamento de informações durante as visitas in loco e auditorias, com o objetivo de contribuir com esses hospitais na construção de sua cultura voltada para a segurança do paciente”, explica Erika Figueiredo, médica do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Oncológico Infantil.

O papel exercido pela pediatra é essencial dentro da unidade, e tem contribuído para a divulgação de políticas da Gestão da Qualidade, buscando sempre a adesão de diferentes categorias profissionais, inclusive de outros setores como administrativo ou de apoio, a processos assistenciais seguros durante os cuidados ao paciente.

“Aqui o médico é membro da equipe e o trabalho é realizado em conjunto. Trata-se de uma construção diária, que envolve diversos profissionais”, lembra a médica.

Sua atuação profissional envolve a organização e participação em auditorias de riscos, acompanhamento de gestão de conflitos com relação a analises de acidentes, além de um trabalho constante para fortalecimento da cultura educativa com todos os gestores e médicos da unidade hospitalar.

Apesar de constar no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a estruturação de núcleos de Qualidade e Segurança do Paciente ainda não é uma realidade em todas as unidades de saúde brasileiras, em decorrência de diversas dificuldades.

“No Oncológico Infantil, este setor começou a ser estruturado já no início das atividades e conquistamos resultados relevantes ao longo dos anos. Trabalhar com segurança do paciente é um aprendizado constante e fazer parte de cada um destes processos é enriquecedor”, finaliza Érika.

A relevância do assunto levou o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, a compartilhar sua experiência em um webinar de Segurança do Paciente, promovido pela Pró-Saúde. O evento integra as ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que serão realizadas ao longo do mês de setembro. A programação tem como objetivo compartilhar conhecimento e inspirar outras unidades em todos o país a buscar o nível de excelência.

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