A importância do farmacêutico no ambiente hospitalar

Além de integrar a equipe multiprofissional, o farmacêutico também pode auxiliar no atendimento ao paciente

Nesta quarta-feira, 25, a supervisora de Farmácia do Hospital São Luiz, Jucilene Mansueta Ferreira Moraes, estará na Faculdade do Pantanal (FAPAN), para ministrar palestra no evento de comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico. A profissional abordará a atuação dessa carreira no âmbito hospitalar e detalhar o funcionamento da Farmácia Clínica Hospitalar da unidade.

O Hospital São Luiz, localizado em Cáceres (MT), é uma unidade própria da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Em sua apresentação, a supervisora também irá contar sobre trabalho pioneiro exercido pela farmácia, de grande relevância para o município e criado na unidade

De acordo com a supervisora, a Farmácia Clínica Hospitalar é uma prática assistencial do uso racional de medicamentos para a promoção da saúde. O farmacêutico atua no ambiente hospitalar como parte da equipe multiprofissional, analisando as prescrições médicas para buscar eventuais problemas como interação medicamentosa, erro de diluição, posologia, duplicidade e intervém de forma preventiva”, afirma.

A racionalidade no uso de medicamentos, além do ganho de qualidade da assistência, é também de grande viabilidade econômica, atuando na redução de custos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde