Dança

1ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho é realizada no Materno-Infantil de Barcarena

Profissionais participam de treinamentos, dinâmicas e palestras sobre segurança no trabalho e saúde mental

Nesta semana, os profissionais do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), participam da programação da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A ação acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, com o temas voltados à saúde mental, em alusão ao Setembro Amarelo.

A semana tem como objetivo mostrar e conscientizar os colaboradores com os atos, ferramentas, comportamentos e dicas que envolvam a segurança física, cognitiva e mental, adequadas ao ambiente profissional, por meio de apresentações sobre autocuidado.

Mantido pelo Governo do Pará e sob gestão da Pró-Saúde, uma da maiores entidades na área hospitalar do país, o HMIB promove palestras com a equipe multidisciplinar para discutir distúrbios mentais, síndromes e automedicação.

O interesse é compartilhar informações que possam oferecer dicas e orientações para combater o estresse, ansiedade e fadiga, o que contribui para otimizar os processos e a relação entre os profissionais de saúde e pacientes.

A semana traz, ainda, apresentações sobre ergonomia, sugestões para produtividade e bem-estar, exercícios e orientações que auxiliam no combate a dores, problemas musculares e lesões por esforços repetitivos (LER), além de momentos de alongamento, dança, dicas de nutrição e orientações sobre segurança no trânsito.

“Com as atividades motivacionais queremos mobilizar nossos colaboradores, criando neles uma atitude vigilante, dessa forma, todos podem solicitar possíveis correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro” ressaltou Cynthia Corrêa, supervisora de Núcleo de Gestão de Pessoas.

Os profissionais podem aproveitar ainda atividades como a ginástica laboral, dinâmicas em equipe, meditação e massoterapia. Todas as ações têm a participação de especialistas da unidade, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

“A temática da saúde mental veio agregar, ainda mais, conhecimento a todos, e é uma oportunidade dos profissionais ampliarem a discussão sobre o assunto”, disse Liliane da Silva, Analista de Contratos.

Na unidade, a SIPAT é realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que acompanha e mobiliza os profissionais para monitoramento de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, contribuindo para redução do absenteísmo, por meio de campanhas educativas, blitz, orientações e vistorias com atenção ao profissional.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade atende gestantes e bebês e atua com média e alta complexidades. Durante esses dois anos, a unidade realizou mais de 125 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias, e mais de 2.600 partos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde