16º Centro de Saúde realiza campanha de doação de sangue e Feira da Saúde

Entre os dias 01 e 04 /08, o 16º Centro de Saúde, localizado em Salvador (BA), promoveu uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea. No total, foram coletadas 89 bolsas de sangue e foi realizado o cadastro de 64 pessoas aptas para a doação de medula óssea. A ação foi promovida por meio de uma parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (HEMOBA), com um Hemóvel estacionado na área externa do 16º Centro de Saúde.

Iara Matos, coordenadora de Capacitação, e Margarida Carvalho, supervisora operacional da Assistente Social, foram as responsáveis pelo evento, que também contou com a ajuda da equipe médica, de técnicos de Enfermagem, assistentes sociais e cadastradores.

No último dia da campanha, em 04/08, foi montada ao lado do Hemóvel uma Feira da Saúde, em parceria com a HEMOBA, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida para a comunidade local. A feira contou com os seguintes serviços: medição de glicemia e tipagem sanguínea; cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC); diagnóstico nutricional e orientação nutricional; Projeto “Embelleze Mamãe, Papai de Carinho” (realização de escova, maquiagem e massoterapia); Planejamento Família; saúde bucal e cuidados com a escovação (orientações teóricas e práticas), além da participação especial do coral “Canto da Cegonha”, composto por funcionários da Maternidade Magalhães Neto.            

O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas, e foi promovido pela Maternidade José Maria Magalhães Neto, e coordenado por Edmercia Matos Lopes, supervisora Operacional e coordenadora de Projetos, com apoio da Pró-Saúde, entidade responsável pela gestão do 16º Centro de Saúde, UNINASSAU (Centro Universitário Mauricio de Nassau) e o Grupo Ser Educacional.

Tanto a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, quanto a Feira da Saúde tiveram a participação do Serviço Social, Diretoria e demais colaboradores do 16º Centro de Saúde, além da equipe de Voluntariado e de agentes comunitários de saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde