16° Centro de Saúde promove workshop sobre segurança do paciente

No dia 20/07, o 16° Centro de Saúde, em Salvador (BA), realizou o II Workshop sobre Segurança do Paciente. O evento teve como finalidade mostrar aos colaboradores os Protocolos de Segurança do Paciente e as formas corretas de higienização das mãos.

Lais Tarragô, coordenadora de Enfermagem da Unidade, ministrou o workshop, e contou sobre a importância dessa ação. “É extremamente gratificante ver o resultado de muito empenho e estudo. Todos participaram, ficamos satisfeitos”, concluiu.

As palestras contaram com a ajuda de outros colaboradores, cada um foi responsável por explicar um tema. Jackeline Conceição abordou a Comunicação Efetiva; Alex Hora falou sobre Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos; Eliana Ferreira, abordou a Identificação do Paciente; Fabrício Alcântara relatou a Prevenção de Úlceras por Pressão (UPP); Marilia Barreiro ficou responsável pela Prevenção de Quedas; Joílson Nascimento ressaltou a Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde, e Juliana Vaz comentou sobre a Importância das Notificações no setor Administrativo.

Uma criação do enfermeiro Joílson Nascimento chamou atenção. Trata-se de uma caixa simuladora de higienização, batizada de Black Box, após a higienização ela mostra se as mãos estão corretamente limpas. Cerca de 160 pessoas participaram do evento, entre elas estavam: coordenadores, recepcionistas, médicos e enfermeiros do 16º Centro de Saúde. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde