Prefeitura de Pinhais – Hospital Municipal de Pinhais: 70% dos nascimentos em 2015 foram por parto normal

Um levantamento mostrou que durante o ano de 2015 o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (HMNSLP) realizou 1.789 partos, sendo que destes 1.215 foram normais e 562 cesarianas. Isso significa que de cada dez crianças que nasceram, sete foram por parto normal.

Ana Paula Cappelli, gerente de Enfermagem do Hospital Municipal destaca que o parto normal é recomendado pelo Ministério da Saúde e que o percentual alcançado em Pinhais está acima da média nacional. “O parto normal é excelente para a saúde do bebê e da mamãe”, resume Ana Paula.

Dados do Ministério da Saúde indicam um número alarmante, pois 84% dos partos realizados pela rede suplementar são cesáreas, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade de cesarianas não ultrapasse os 15% do total de partos. “Aqui no hospital municipal, felizmente, trabalhamos com uma realidade inversa 70% dos partos são normais e nosso trabalho busca aumentar essa quantidade”, afirma a gerente de enfermagem.

Outro fator importante é que por ser reconhecido como Amigo da Criança, o HMNSLP preserva entre suas diretrizes o incentivo do contato entre bebê e mamãe já nos primeiros minutos. Além disso, estimula o aleitamento materno logo após o parto. “Caso não necessite de cuidados especiais, o bebê é retirado de perto da mãe somente para que sejam realizados os exames e procedimentos rotineiros, e depois não sai dos braços dela”, explica a enfermeira Nilce Teixeira Parapinski.

Ainda segundo Ana Paula, esse contato inicial é uma prática que traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. “Isso porque reforça o vínculo afetivo, melhora a temperatura corporal do bebê, estimula o aleitamento materno precoce, além de estabilizar os sinais vitais e de glicemia da criança”, explica Ana Paula.

Giselle da Silva, mãe da pequena Maria Helena, que nasceu no dia 5 de janeiro deste ano, confirma os benefícios do parto normal. “Esta foi a segunda vez que fiz o parto normal. Realmente é excelente porque a recuperação é rápida e o desenvolvimento do bebê é bem melhor”, explica.

Já para Caroline Lopes dos Santos, mãe pela primeira vez, o parto normal foi bastante tranquilo. “A recuperação realmente é bem rápida e o bebê passa o tempo todo com a gente”, destacou ela, enquanto amamentava a pequena Maria Valentina.

Com informações da Pró-Saúde