Hospital inaugurado no Rio será centro de referência em neurocirurgia

Foi inaugurado nesta terça-feira (30) no Rio um hospital público que vai ser um dos principais centros de referência do país em neurocirurgia. O Instituto Estadual do Cérebro recebeu equipamentos de última geração.

Luzes coloridas na UTI pediátrica. A cromoterapia será uma aliada na recuperação das crianças que passarem por uma cirurgia no cérebro. Tecnologia de ponta para pacientes do sistema público de saúde com problemas como tumores, epilepsia e Acidente Vascular Cerebral.

O instituto inaugurado nesta terça tem 44 leitos para adultos e crianças na UTI e quatro salas para operações de alta complexidade.

No centro cirúrgico, os médicos podem usar três câmeras. Uma está acoplada a um microscópio e, no vídeo, mostra os detalhes de uma maçã. Outra dá uma imagem geral da sala. E a terceira fica cercada de luzes que acendem e apagam conforme os movimentos do cirurgião, para evitar sombras no local que está sendo operado. Durante todo o procedimento, o paciente pode ficar em até 20 posições diferentes.

O Instituto do Cérebro tem capacidade para fazer até dez cirurgias por dia, 200 por mês, mas não atende casos de emergência. O investimento do governo do Rio foi de R$ 80 milhões.

O nome do instituto é uma homenagem a um dos maiores neurocirurgiões do mundo, Paulo Niemeyer, que morreu em 2004. O filho dele, outro renomado especialista, será responsável pela unidade.

“Nós vamos desenvolver, não só grandes profissionais, como teremos a possibilidade de desenvolver equipamentos, desenvolver até novas tecnologias e novas descobertas. Eu acho que vamos ter uma instituição exemplar no Rio de Janeiro”, afirmou Paulo Niemeyer Filho, neurocirurgião.

Confira matéria clicanco aqui.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde