UPA 24h Zona Leste realiza mais de dois mil atendimentos relacionados a ansiedade generalizada

No Janeiro Branco, unidade orienta sobre transtorno e reforça cuidados com a saúde mental

De janeiro de 2025, ao dia 19 de janeiro de 2026, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, localizada em Santos (SP), realizou 2.019 atendimentos a pacientes com ansiedade generalizada. O transtorno é caracterizado por sentimentos de preocupação excessiva, ansiedade ou medo persistente, causando sintomas de inquietação, dificuldade de concentração alteração no sono, tensão e palpitação.

A quantidade de casos atendidos na unidade não é à toa. Segundo o Ministério da Saúde, há 18 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno por ansiedade. De acordo com Gisele Abud, diretora Técnica da UPA 24h Zona Leste, o acolhimento é fundamental no atendimento.

“A ansiedade precisa ser levada a sério. Na UPA, oferecemos um atendimento humanizado, com escuta qualificada e orientação adequada, além do encaminhamento para acompanhamento contínuo quando indicado”, afirma a profissional.

A UPA 24h Zona Leste realiza acolhimento humanizado e avaliação clínica de pacientes com sintomas de ansiedade, garantindo atendimento adequado e, quando necessário, encaminhamento para acompanhamento especializado na rede de saúde. O objetivo é assegurar cuidado integral, considerando tanto os aspectos físicos quanto emocionais.

Marcado pelo símbolo do recomeço, no primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco se dedica à promoção da saúde mental e emocional. Como forma de prevenção e cuidado, a UPA 24h Zona Leste orienta a adoção de hábitos saudáveis, incluindo uma rotina equilibrada, a prática de atividades físicas, cuidados com o sono, alimentação balanceada e busca por apoio profissional sempre que necessário, mesmo antes de um diagnóstico formal.

Onde buscar ajuda

Para além do contexto de urgência e emergência, a saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Diversos serviços gratuitos estão disponíveis:

• Unidades Básicas de Saúde (UBS): o primeiro passo é buscar atendimento com um clínico geral na UBS mais próxima, que pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra.

• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): os centros oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares e são organizados por faixa etária e demandas específicas, como o CAPS Infantil (CAPSi) e o CAPS para usuários de álcool e drogas (CAPSad).

• Centro de Valorização da Vida (CVV): o CVV disponibiliza apoio emocional 24 horas por meio do telefone 188 ou pelo chat online no site oficial.