A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste, em Santos (SP), conquistou a Acreditação ONA Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta que a unidade atende aos requisitos fundamentais de segurança do paciente e qualidade na assistência, de acordo com a complexidade dos serviços prestados.
Gerida pela Pró-Saúde, a UPA Zona Leste se torna a primeira UPA do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a baixada santista a alcançar a certificação, representando um avanço significativo para a rede de urgência e emergência e para a população atendida.
A acreditação é um processo voluntário e educativo, conduzido por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com avaliadores habilitados pela ONA. “Durante a avaliação, foram analisados critérios relacionados à gestão organizacional, segurança assistencial, protocolos clínicos, governança, estrutura física, fluxos de atendimento e serviços de apoio”, explicou Daniel Henrique Johann, coordenador corporativo de Qualidade da Pró-Saúde.
Entre os principais pontos avaliados estão a identificação correta do paciente, a gestão de riscos, a padronização dos protocolos assistenciais, a organização dos fluxos de urgência e emergência e a capacitação das equipes multiprofissionais, contribuindo para um atendimento mais seguro, organizado e resolutivo.
Para Johann, a certificação reforça a excelência no atendimento público. “A acreditação ONA Nível 1 comprova que a UPA Zona Leste opera com processos estruturados e seguros, garantindo mais qualidade e confiabilidade no atendimento e maior segurança para os pacientes”, completou.
Na visão da direção da unidade, a certificação também traz efeitos concretos para a experiência diária dos pacientes. E o diretor da unidade, Moisés Neto, pontua o aumento da qualidade do serviço prestado. “Na prática, a população percebe um atendimento ainda mais organizado e seguro, com fluxos bem definidos, identificação mais rigorosa do paciente e protocolos padronizados. Isso reduz riscos, melhora a comunicação entre as equipes e garante maior celeridade e excelência no cuidado”, disse.
Além dos avanços nos processos e na gestão, a conquista também representa um marco para as equipes que atuam diretamente na assistência. “Foi um trabalho intenso, que envolveu toda a equipe ao longo de cerca de um ano. A conquista emocionou a todos e reforça que o processo de qualificação continua, sempre com foco em oferecer um atendimento mais seguro e humanizado”, afirmou a diretora técnica da unidade, Dra. Gisele Abud.
Com a acreditação ONA Nível 1, a UPA Zona Leste passa a focar na manutenção das boas práticas implantadas e no fortalecimento da cultura de melhoria contínua, com o objetivo de evoluir nos próximos níveis de acreditação e qualificar cada vez mais o atendimento à população de Santos.