Moradores do Oropó participam de campanha de doação de sangue na UPA

Os moradores da região do Oropó aproveitaram a campanha de doação de sangue promovida pela UPA 24h do bairro e compareceram ao evento realizado nesta quarta-feira, dia 20/01. A ação fez parte da programação de aniversário da unidade. A iniciativa ocorreu em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mogi das Cruzes. A UPA 24h Oropó comemorou seu primeiro ano de atividades na terça-feira, dia 19/12, com mais de 130 mil procedimentos realizados.

O pedreiro Gilberto de Souza Vitoreli, de 58 anos, revelou que estava há dois anos sem fazer nenhuma doação de sangue e, ao saber que haveria uma campanha perto de casa, fez questão de participar. “É sempre importante ajudar as pessoas”, afirmou.

“Tenho vontade de fazer doações constantes, mas a correria do dia a dia me impede, porém, com esta campanha sendo realizada perto de onde moro, facilitou as coisas e estou aqui”, contou a enfermeira Gisele Santana Santos, 40.

Marisa Matutani, médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mogi das Cruzes, disse que iniciativas como a promovida na UPA 24h Oropó são importantes para ampliar o acesso das pessoas que quererem fazer a doação. “Muitos têm vontade, mas não têm a oportunidade. Ao descentralizarmos o serviço, ampliamos as possibilidades de receber doadores”, disse.

“No período de final de ano, há um aumento no consumo de sangue e uma diminuição nas doações, o que faz as campanhas serem ainda mais importantes”, informou Marisa. Uma doação de sangue beneficia quatro pessoas, uma vez que os 450 ml doados se dividem em quatro componentes.

O diretor-técnico da UPA 24h Oropó, Thiago Pires, afirmou que novas campanhas serão realizadas. “A iniciativa recebeu muitos elogios, assim, faremos novas ações. A doação de sangue foi uma forma de contribuir ainda mais com a sociedade e uma maneira que encontramos de retribuir o carinho dos moradores do Oropó e região com todos nós da UPA”, disse. Além dos moradores da região, os próprios funcionários da unidade fizeram doações.

Desde sua inauguração, em dezembro do ano passado, a UPA 24h Oropó é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde.