Hospital Metropolitano promove reflexão sobre saúde mental em adesão ao ‘Janeiro Branco’

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde indicam que o Brasil lida com um crescimento das problemáticas relacionadas à saúde mental/saúde emocional dos indivíduos. Violência, depressão, preconceito, entre outros, são inimigos do equilíbrio mental. De acordo com dados da OMS, uma em cada dez pessoas no mundo sofre de algum distúrbio de saúde mental. O que representa 700 milhões de pessoas, 10% da população global.

Atento a esta situação, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) aderiu ao “Janeiro Branco”, cujo objetivo é conscientizar e discutir sobre o tema saúde mental, possibilitando a prevenção do adoecimento e sofrimento psíquico. A campanha contempla colaboradores da unidade de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde com programações entre os dias 18 e 19/1, além da promoção de uma ação externa para dialogar com a sociedade, marcada para o dia 21/1. Na oportunidade, colaboradores do Hospital Metropolitano e do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) se mobilizarão na praça Batista Campos.

 

A coordenadora do setor de Psicossocial, Betânia Mourão, ressalta que “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, para desenvolver de forma autônoma diversos aspectos de sua vida, ter equilíbrio para lidar com as adversidades do cotidiano”.

A adesão do Hospital Metropolitano, segundo Betânia, tem como objetivo quebrar paradigmas e preconceitos com relação a saúde mental além de buscar conscientizar sobre a necessidade de avaliação e tratamento. “A ideia é que os nossos colaboradores participem, contribuindo com potencialização de conhecimento e sensibilizando a nós, profissionais e pessoas humanas, a estarmos assumindo nossos papéis diante da sociedade”.

A abertura da programação terá uma palestra com o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Luiz Romano, às 9h do dia 18/1. A temática abordada será “Janeiro branco: saúde mental é para todos nós”. Também estão previstas rodas de conversas com usuários, com a proposta de estimular a autorreflexão, e a promoção do autoconhecimento.

 

Programação

18/01

9h – Palestra Janeiro Branco: saúde mental é para todos nós, com Luiz Romano (presidente do CRP). Local: auditório

10h – Palestra: O adoecimento mental e a importância da avaliação/intervenção psiquiátrica, com Mário Machado (médico psiquiatra). Local: auditório

11h – Coffee Break

11h15 – Palestra: A saúde mental do colaborador, com Alessandra Charone (médica do trabalho). Local: auditório  

15h – Palestra: A Psicologia no HMUE, com psicólogas da unidade. Local: auditório

16h – Palestra: A política de saúde mental e a rede de serviço, com Jhessyca Carvalho (psicóloga) e Isabelly Paiva (assistente social)

21h – Palestra: A Psicologia no HMUE, com psicólogas da unidade.

 

19/1

10h – Roda de Conversa. Local: Hall da Clínica Ortopédica III

16h – Roda de conversa. Local: Hall da Clínica Ortopédica I

 

21/01

9h – Dia “D” – Campanha Janeiro Branco: Saúde mental é para todos nós! Local: praça Batista Campos

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde