Cinco unidades da Pró-Saúde são homenageadas no Seminário Hospitais Saudáveis por aderirem ao “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”

O Hospital Estadual Anchieta (HEAN) e o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), foram homenageados pela adesão à campanha internacional “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (15/09), no IX Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

Adriano Luis Rodrigues Ferreira, engenheiro de Segurança do Trabalho do HEAN e do IEC, esteve no evento para receber a homenagem. O HMMC foi representado por Marcel Portela, engenheiro ambiental e responsável pelo setor de Sustentabilidade do hospital. Saulo Mengarda, diretor Geral do HPEG, e Sandro Mendes, supervisor administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP), subiram ao palco para receber a homenagem. Daniella Mengon, diretora de Enfermagem e presidente da Comissão de Sustentabilidade do HRBA, e Sheila Oliveira, enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do HRBA, representaram a instituição na cerimônia.

O “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima” tem o objetivo de incentivar as organizações de saúde de todo o mundo a tomar medidas contra a mudança no clima e em defesa da saúde pública ambiental. Quarenta organizações de saúde do País aderiram ao desafio, dessas, cinco são unidades gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Todos os hospitais que participam da campanha elaboraram seus inventários de emissões de gás carbônico e estabeleceram metas de redução.

O HPEG e o HRBA foram as duas únicas instituições que representaram a região Norte do País na cerimônia. Os projetos “Mobilidade Sustentável frente às Mudanças Climáticas” e “Implantação de Rotina de Uso de Ar-condicionado”, desenvolvidos pelo HMMC, e a iniciativa “Compostagem e Horta Orgânica em um Hospital Público da região Oeste do Pará – Brasil”, do HRBA, foram expostos na Sessão de Pôsteres do SHS.

A Pró-Saúde é uma das promotoras do Seminário Hospitais Saudáveis, encerrado nesta quinta-feira (15/09), com uma palestra sobre Compostagem e Horta Orgânica, que contou com a participação de Sheila Oliveira, enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do HRBA, e Ádrea Moreira, gerente de Hotelaria da unidade.

 

Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Na quarta-feira (14/09), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), de Mogi das Cruzes (SP), e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém (PA), receberam o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA), promovido pelo Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), de Belém (PA), foi reconhecido com uma menção honrosa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde