Simulado de incêndio promove melhorias na segurança do Hospital Regional de Santarém

Durante dois dias, unidade realizou treinamento com brigadistas

Nos dias 16 e 17 de janeiro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, promoveu treinamento voltado aos brigadistas da unidade para avaliar e aprimorar a segurança dos pacientes e colaboradores.

Um simulado de incêndio foi realizado nas dependências do hospital, como parte do Plano de Emergência e Abandono e treinamento dos colaboradores brigadistas para os procedimentos a serem adotados nestas situações.

A ação contou com a participação dos gestores de cada setor do hospital e apoio da Brigada de Incêndio da unidade, sob a coordenação do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Para ser um brigadista, os voluntários receberam capacitação em primeiros socorros, resgate de vítimas e combate a incêndio.

Durante o simulado, houve treinamento em cada setor da unidade, com acionamento do código de emergência (sirene tocando), seguido de evacuação de colaboradores, entre outros profissionais voluntários que simularam serem pacientes. Todos foram direcionados para pontos de encontro externos ao ambiente hospitalar. Além disso, a brigada realizou ações de combate a incêndio e estabilização das vítimas fictícias.

O Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública, mantida pelo Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008. Pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade, foram informados previamente sobre a simulação, o que manteve a situação sob controle, no momento em que o alarme soou nos setores.

A paciente oncológica, Alessandra Soares do Livramento, que aguardava para fazer uma consulta de retorno, fez questão de participar. “É uma iniciativa muito importante. Agora, sabendo como devo proceder, posso até auxiliar outras pessoas”, afirma.

Nos dias de simulado de incêndio, todos os setores do hospital funcionaram normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes. “Nosso objetivo maior foi aprimorar os conhecimentos da nossa Brigada de Incêndio, pois uma equipe bem treinada e organizada terá um papel fundamental para resguardar a segurança de todos”, reforça Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do Regional do Baixo Amazonas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde