Atitudes sustentáveis garantem prêmio internacional ao Hospital Público Galileu

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, ficou entre as cinco instituições hospitalares do País reconhecidas com o Prêmio Global Desafio do Clima, oferecido pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitais – GGHH). O HPEG foi classificado entre os “Campeões do Clima 2019” e receberá a premiação durante solenidade que será realizada no próximo dia 12 de novembro, na capital paulista, durante o Seminário Hospitais Saudáveis.

Tanto o hospital, quanto a gestora Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar foram reconhecidos no mundo junto a outras 40 instituições de 15 países. O critério de avaliação foi o desenvolvimento de cuidados de saúde inteligentes em termos de clima, ou seja, aqueles que conseguem reduzir seus próprios impactos climáticos e que geram uma economia sustentável.

Desde a sua inauguração, em 2014, o HPEG prioriza ações, projetos e atitudes pensadas na preservação ecológica e que garantem o desenvolvimento de uma gestão financeira, social e ambiental. Para ser inserido no projeto que possibilitou a conquista do prêmio, a unidade realizou um inventário de emissão de gases do efeito estufa que definiu metas e estratégias de redução significativa por meio de ações como blitz do desperdício, blitz de resíduos, substituições das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, entre outras iniciativas

“Este é um reconhecimento, desta vez internacional, que consagra cinco anos de compromisso do Galileu com a comunidade. Seguindo as diretrizes públicas, prestamos uma assistência de excelência com qualidade, segurança e humanização, além de um engajamento com o meio ambiente, indo além até mesmo do que as legislações exigem. A sustentabilidade é um dos princípios de atuação do hospital e já está no nosso DNA”, ressalta a diretora Hospitalar, Stéphanie Valdívia.

Projetos

Atualmente, alguns projetos e ações sustentáveis já fazem parte da rotina hospitalar, como caminhadas ecológicas em praças públicas, palestras voltadas à educação ambiental em escolas, doação mensal de mantas hospitalares para projetos sociais e de resíduos recicláveis para associações, além da coleta seletiva de lixo feita rigorosamente.

Para Giovana Gross, gerente de Apoio do HPEG, os resultados positivos dos projetos são inúmeros. “Nós impulsionamos os nossos colaboradores a buscarem alternativas sustentáveis. Com isso, conseguimos economizar, diminuindo os custos e, principalmente, o impacto causado ao meio ambiente. Além disto, temos o reconhecimento e satisfação da sociedade quando oferecemos serviços como a construção de hortas sustentáveis ou a doação de materiais reaproveitáveis” exemplificou.

Economia de papel

Um outro exemplo de economia sustentável praticado dentro da unidade é o controle do volume de materiais impressos diariamente nos setores. Com o auxílio de uma ferramenta online, o setor de Tecnologia da Informação do HPEG consegue identificar o impacto negativo que a impressão excessiva de papeis causa ao meio ambiente, como a quantidade de árvores que foram utilizadas para fazer o papel, os gases de efeito estufa liberados e a energia utilizada.

Certificação de excelência

No início deste mês, o Hospital Público Estadual Galileu recebeu a certificação Acreditado com Excelência, também conhecida como ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Trata-se da mais importante e respeitada entidade avaliadora da qualidade dos serviços de saúde do País, integrante de organizações internacionais que atuam nos Estados Unidos, França, Canadá e Reino Unido.

No Pará, além do Galileu, apenas outras duas unidades públicas de saúde possuem a certificação de excelência — o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e ao Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. Em comum, todas as três unidades alcançaram o padrão de excelência assistencial por meio da gestão realizada pela Pró-Saúde.

Na prática, a certificação reconhece que os hospitais cumprem as exigências que garantem aos pacientes padrões de qualidade e segurança assistencial, promovem gestão integrada e desenvolvem uma cultura organizacional que estimula a melhoria contínua da instituição.

Sobre o HPEG

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).