Na última quarta-feira, 31/10, Lúcia Dutra recebeu uma surpresa bem especial para o seu aniversário de 31 anos. Ela está internada no Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), há 2 meses, após sofrer um acidente que a deixou sem os movimentos de uma das pernas. O tratamento, considerado de longa permanência, exige que sua mobilidade fique reduzida.
Para aliviar a ansiedade e trazer um momento de carinho de toda equipe multiprofissional da unidade, Lúcia recebeu uma festa de aniversário no hospital com a presença de familiares e colaboradores. “Nunca tive uma surpresa assim”, disse Lúcia emocionada. A confraternização pode trazer mais alegria, sendo realizada na praça da unidade, com direito a bolo, pão de queijo e um buquê de rosas.
Com origem na cidade de Gurupá, localizada no nordeste do Estado do Pará, a paciente se recupera de um acidente de carro sofrido há 3 anos que a deixou um período sem o movimento de uma de suas pernas. A irmão da paciente Larisse Dutra, explicou que já planejava organizar a comemoração durante visita no hospital. “Nós pensamos em fazer a surpresa junto com o hospital pelo fato dela já estar internada aqui há algum tempo e, também, por estar longe da família”, explicou.
Para enfermeira do Hospital Galileu, Helen Soares, a atividade desenvolvida é importante para motivar a paciente. “A Lúcia é uma paciente de longa permanência. Então, em algum momento, é normal que ela se sinta deprimida. Acreditamos que esse tipo de iniciativa contribui, até mesmo, para a melhora de seu estado de saúde”, ponderou a enfermeira.
O Galileu é uma unidade do Governo do Estado do Pará, sendo gerenciada pela Pró Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, uma entidade filantrópica com mais de 50 anos na área de gestão em saúde. As iniciativas como essa são organizadas pelo setor de humanização junto com a equipe multiprofissional da unidade.
A vice-presidente da Comissão do Grupo Técnico de Humanização (GTH), Keisy Ribeiro, explica a importância desse tipo de ação dentro da unidade e como elas são gratificantes. “Os profissionais de saúde têm o compromisso de proporcionar momentos como este para nossos pacientes, onde humanizamos o cuidado. Com a Lúcia, compreendemos que ela está longe da família em uma data tão importante como seu aniversário e isso não poderia passar em branco. Ver o resultado do nosso trabalho refletido no sorrido e alegria deles é nossa maior satisfação”, explica Keisy.
Sobre o HPEG
O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende média e alta complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital, localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).