Hospital 5 de Outubro realiza campanha de vacinação contra gripe

O Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desenvolve campanha de vacinação contra gripe para crianças acima de seis meses e adultos. O objetivo da ação é tornar a vacina mais acessível para a população local, já que o valor promocional será de apenas R$ 60.

Os interessados em realizar a vacinação, podem procurar a Unidade às segundas e quinta-feira, das 7h às 19 horas, ou às terças, quartas e sexta-feira de 7h às 18 horas. Já no sábado o atendimento acontece de 7h às 12h. A campanha durará enquanto houver doses disponíveis da vacina no hospital.

Segundo a enfermeira do HCO Kelciane Coura, a vacina oferecida pela unidade é a influenza tetravalente, que confere a proteção para quatro cepas diferentes de vírus em uma mesma vacina: Vírus A (H1N1 e H3N2), Vírus B (Victoria e Yamagata). “A vacina está de acordo com as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui em sua fórmula componentes que reduzem a incidência das reações adversas locais e eventos adversos sistêmicos pós-vacinal”, disse a profissional.

Documentos
Para realizar a vacinação, os adultos deverão apresentar documento com foto e cartão de vacina. No caso de crianças: a certidão de nascimento e cartão de vacina.

A Influenza
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e a óbito. A vacina tetravalente proporciona maior proteção contra a influenza e suas complicações.

Gripe, como se pega?
Causada pelo vírus influenza, a gripe é mais frequente em temperaturas mais frias

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. A transmissão ocorre por via respiratória, geralmente pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Por esse motivo, é importante tomar certos cuidados ao tossir ou espirrar.

A gripe pode ocorrer em surtos ao longo do ano, mas é mais frequente no inverno ou em temperaturas mais frias. Ela inicia com febre, dor no corpo, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

Crianças com menos de dois anos, adultos com mais de 65 e pessoas com doenças crônicas de saúde, como diabetes ou com histórico de problemas respiratórios, estão sob maior risco a complicações da gripe.

Tratamento e prevenção

Como a gripe é uma doença de período limitado, na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Mas não deixe de procurar um profissional, evitando assim se automedicar e correr riscos desnecessários. Algumas medidas simples podem ajudar na prevenção contra a gripe, entre elas a vacinação.

O Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, está promovendo uma campanha de vacinação contra a gripe voltada para as crianças acima de seis meses. Os adultos também devem se vacinar.

A vacina oferecida pela unidade é a influenza tetravalente, que confere a proteção para quatro cepas diferentes de vírus em uma mesma vacina: Vírus A (H1N1 e H3N2), Vírus B (Victoria e Yamagata). A enfermeira do hospital, Kelciane Coura, explica a importância dessa proteção. “A vacina está de acordo com as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui em sua fórmula componentes que reduzem a incidência das reações adversas locais e eventos adversos sistêmicos pós-vacinal”, comenta.

Os interessados em realizar a vacinação, podem procurar o Hospital 5 de Outubro às segundas e quinta-feira, das 7h às 19 horas, ou às terças, quartas e sexta-feira de 7h às 18 horas. Já no sábado o atendimento acontece de 7h às 12h. A campanha durará enquanto houver doses disponíveis da vacina no hospital. A unidade está com o valor promocional de apenas R$ 60 cada vacinação.

Para se vacinar, os adultos devem apresentar documento com foto e caderneta de vacinação. No caso de crianças, que devem estar acompanhadas de um responsável, basta trazer a certidão de nascimento e também a caderneta de vacinação.

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.
A unidade hospitalar possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Especialista em Aparelho Digestivo, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Terapia ocupacional, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Urologia.

O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.