Terapia Ocupacional e Fisioterapia contribuem na recuperação de paciente

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, no dia 13 de outubro é celebrado o dia do terapeuta ocupacional e do fisioterapeuta. A atuação desses profissionais é importantíssima para a reabilitação física e emocional das pessoas que estão em tratamento nos hospitais.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em Vitória (ES), os pacientes clínicos ou cirúrgicos e pessoas internadas recebem os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. No geral, são casos em que a habilidade para desenvolver atividades cotidianas está ameaçada ou interrompida, por incapacidade temporária ou permanente, que apresentam alterações no movimento e na sua funcionalidade.

A coordenadora da Fisioterapia, Marina Almeida, lembra que a equipe atua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidades de Alta Dependência de Cuidados (UADC), Unidades de Internação (as Enfermarias) e na Sala Vermelha (local para atendimento de pacientes graves no pronto-socorro), e realiza em média 7,5 mil atendimentos por mês.

“Durante a assistência, nosso objetivo é acelerar a reabilitação do paciente, promovendo o retorno à sociedade, com o mínimo de limitação, reduzindo o tempo de permanência no hospital”, ressalta.

Já as atividades da Terapia Ocupacional estão atreladas ao desenvolvimento do plano de cuidado, com definições de recursos e técnicas terapêuticas para a recuperação do paciente. O terapeuta ocupacional analisa as capacidades psicomotoras, perceptivas, cognitivas, emocionais e sociais do paciente, e posteriormente, é desenvolvido um plano de cuidado.

Além disso, o terapeuta ocupacional atende pacientes com diagnósticos clínicos ou cirúrgicos, que estejam internados, indicados por médicos especialistas e/ou equipe multidisciplinar.

A terapeuta ocupacional do HEUE, Synara Sampaio Novais, afirma que para auxiliar na recuperação do paciente são aplicadas atividades que estejam ligadas aos hábitos cotidianos. “Por exemplo, um paciente que sofreu uma fratura no punho, alguns exercícios serão desenvolvidos com objetivo de estimular os movimentos, como pentear o cabelo e vestir uma blusa”, explica.

Além de atividades ligadas ao cotidiano do paciente, a terapeuta reforça que outros recursos são desenvolvidos, como o flutuador “espaguete”, que é utilizado em casos com risco de deformidades ou contraturas.

“Para um paciente que necessita de melhora no posicionamento funcional, é feita uma adaptação com flutuador “espaguete”, com objetivo de sustentar o punho e trabalhar a prevenção de contraturas e/ou deformidades, melhorando, assim, a qualidade de vida”, acrescenta Synara Sampaio Novais.

Processo de recuperação, qualidade de vida e autonomia

O terapeuta ocupacional trabalha junto à equipe multidisciplinar, priorizando o cuidar de forma humanizada, com atividades que possam minimizar o sofrimento, independentemente da fase de tratamento, desde o diagnóstico até os cuidados paliativos. “O paciente durante a fase de adoecimento tem sua rotina modificada, e a Terapia Ocupacional, busca a independência e a autonomia, levando em consideração as limitações físicas e emocionais do paciente e de sua família, ou seja, resinificando a vida”, ressalta.

Em janeiro de 2016, a cabeleira Valéria Reis foi acompanhada pela terapeuta ocupacional do HEUE, depois que fraturou o braço em um acidente de bicicleta. Segunda ela, a atuação da Terapia Ocupacional foi essencial para sua recuperação.

“O processo de recuperação necessitava de paciência e contei com o apoio e incentivo da Terapia Ocupacional para me recuperar. Eu buscava fazer os exercícios, inclusive em casa. Hoje estou 100% recuperada. Voltei a minha rotina de trabalho e a andar de bicicleta.”

A Terapia Ocupacional é uma especialidade que contribui para o tratamento de traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer e outras enfermidades. O objetivo é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar suas atividades habituais, seja dentro de casa, no trabalho ou no lazer.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde