Para Marcos Paulo Araújo Silveira, diretor do Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, e do Hospital Cinco de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, ambos no Pará, a gestão hospitalar é um desafio diário. Além da complexidade dos casos atendidos pela unidade, existe uma série de serviços, como nutrição, farmácia, lavanderia e higiene, por exemplo, que interagem a todo momento. “Nossa missão é fazer com que todos estes profissionais estejam em sintonia, buscando sempre o mesmo objetivo que é a assistência segura e o cuidado centrado no paciente”, explica.
O resultado do esforço coletivo é medido por vários indicadores, entre eles, o reconhecimento por instituições que atestam a qualidade da assistência. No caso do HYT, certificado com a ONA 2 – Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, a aprovação também demonstra a forma como todos os profissionais do hospital acreditam naquilo que fazem. Em 2018, o Yutaka Takeda conquistou, diretamente, o segundo nível de qualidade, um feito inédito.
A Pró-Saúde está à frente da gestão do HYT, unidade de saúde privada localizada na Serra dos Carajás, há 22 anos. “Temos o papel de ouvir e de desenvolver as pessoas. A instituição é a soma de inteligências focadas no mesmo objetivo. A aproximação com os profissionais e pacientes nos traz segurança que embasa a tomada de decisões”, ressalta Silveira.
“A gestão é fascinante e trabalhar focado em salvar vidas é o que me motiva diariamente a buscar cada vez mais a melhoria do cuidado, por meio do desenvolvimento de pessoas e de processos. Estou na Pró-Saúde desde 2006, onde tenho orgulho de ter entrado na instituição como auxiliar de compras e hoje estar à frente de duas unidades de saúde. Em minha experiência, tive excelentes administradores que me possibilitaram o desenvolvimento do meu trabalho”, conclui.
Marcos Paulo Araújo Silveira atua há 13 anos no setor hospitalar. É formado em Administração pela Faculdade Metropolitana e é especialista em Gestão de Emergências no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa