Pró-Saúde recebe visita da coordenadora da Pastoral da Saúde da República Dominicana

Trinidad Ayala Adames visitou a sede da entidade na capital paulista e unidades gerenciadas em Mogi das Cruzes (SP) e Vitória (ES)

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar recebeu a ilustre visita da coordenadora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Santo Domingo, da República Dominicana, Trinidad Ayala Adames. Ela conheceu todas as unidades gerenciadas pela Associação em Mogi das Cruzes (SP), o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), a sede da Pró-Saúde, na capital paulista, e ainda esteve na feira Hospitalar, considerado o principal evento da saúde na América Latina.

A Pastoral da Saúde é uma ação orgânica do povo de Deus. Em sua missão, assume o compromisso comunitário, evangelizador e adequado às necessidades de cada realidade, focando no cuidado e promoção da vida humana, e na defesa da dignidade da pessoa. Ela exprime o compromisso da Igreja e seus organismos com os doentes, os que sofrem, bem como com os que cuidam, e visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual. Com pilares nos valores cristãos e humanitários, a Pastoral da Saúde atua para levar conforto e esperança aos enfermos.

Durante as visitas, Irmã Trinidad, que é enfermeira por formação, teve a oportunidade de conhecer os serviços ofertados nas unidades e o sistema de gestão da Pró-Saúde. A representante, que é responsável por 150 centros de atenção básica na República Dominicana, apresentou os desafios enfrentados e como o funciona o sistema de saúde do País. “Nas visitas, percebi que as equipes de gestão estão muito bem, porque são atualizadas e têm uma visão que busca a qualidade final, sobretudo na questão da humanização”, ressaltou.

Em Mogi das Cruzes, Irmã Trinidad visitou o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), UnicaFisio, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Doutora Corasi Alves de Andrade e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga. Ao longo do dia, conheceu os serviços prestados por cada unidade, a forma de atendimento e acompanhou como funciona o modelo de gestão da Pró-Saúde em diferentes perfis assistenciais. “Conheci unidades de diferentes níveis assistenciais e percebi que as estruturas são bem determinadas, há precisão em quais são os gestores de cada área, e cada um tem uma visão muito clara do que deve fazer e como fazer. Além disso, eles estão identificados com a instituição e a defendem, e isso a faz crescer”.

Para o diretor hospitalar da Pró-Saúde em Mogi, Aguinaldo Correa, a visita é importante para a troca de experiências. “A vinda da Irmã Trinidad foi interessante para que ela pudesse conhecer as unidades de Mogi, além de verificar como funciona nosso sistema de gestão, especialmente todo o trabalho com os indicadores e gestão de qualidade que adotamos nos projetos do município”, acrescentou.

No HEUE em Vitória, a Irmã Trinidad conheceu a estrutura do hospital e os projetos implantados dentro da unidade, resultados de ações assistenciais, gestão de pessoas além das premiações recebidas. A coordenadora visitou todos os setores hospital, desde as Unidades de Internação (UTIs), Pronto-Socorro, Recepção do Centro Cirúrgico, Recepções, Refeitório e setores administrativos. Adriana Morais, diretora administrativa e financeira do HEUE, ressaltou a experiência em receber a coordenadora na unidade. “Durante as visitas nos setores do hospital, Irmã Trinidad acompanhou com bastante atenção os protocolos de segurança do paciente realizados pela Pró-Saúde e também as ações de humanização e sustentabilidade”, comentou.

Para Trinidad, é possível levar as experiências observadas aqui para aplicar no País caribenho. “Acredito que a organização e os processos de qualidade trariam bons resultados. A diferença entre as unidades daqui com as que temos na República Dominicana, é que possuímos somente três hospitais que são da Igreja e contamos com 150 centros de atenção primária. Não temos a experiência na área de rede hospitalar e podemos aprender essa expertise”, avaliou.