Para reforçar os cuidados com a saúde do coto umbilical de recém-nascidos, a equipe de enfermagem do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas no Pará, relembrou a técnica correta para a realização do curativo do coto, durante as duas primeiras semanas do mês de março. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar.
No período de gestação, o cordão umbilical transmite ao bebê sangue rico em nutrientes e oxigênio do organismo da mãe. Após o nascimento, a ligação se desfaz quando o médico corta a maior parte do cordão e deixa apenas um pedacinho ligado o corpo do recém-nascido, chamado de coto umbilical.
Essa fase exige cuidados específicos para evitar infecções e um ponto importante é a higiene correta do coto. Mantê-lo limpo e seco reduz os riscos do bebê contrair o tétano neonatal, uma doença bacteriana grave que pode ser fatal ou a onfalite, que é a infecção no coto umbilical.
Segundo a enfermeira do HYT Joyce Brandão, além da capacitação, o intuito da iniciativa foi de multiplicar as orientações e inserir os pais e familiares dos recém-nascidos no cuidado. “Estimulando e supervisionando a técnica correta, garantimos que os cuidados pós-alta sejam executados adequadamente, reduzindo os casos de internação hospitalar com diagnóstico onfalite”, relatou a profissional.
Na ocasião a enfermeira abordou com as equipes de cada plantão do Hospital e em diversos horários sobre a anatomia e função do cordão umbilical, as principais complicações do coto umbilical, as principais crenças, cuidados com o coto, cuidados com o cateter umbilical e a importância da higienização das mãos antes de realizar o procedimento.
Joyce também pontuou que durante os treinamentos, surgiram ações melhorias, como a implantação de kits individuais para a higienização do coto umbilical, que já estão sendo entregues para as mães que ganham bebê no Yutaka darem continuidade a assistência em sua casa. “O Kit dispõe de material necessário para a realização da higienização do coto, além de um folder explicativo ensinando todas as técnicas e esclarecendo as principais dúvidas dos pais e familiares”, contou.

