Telemedicina melhora atendimento aos pacientes em hospitais do Sudeste do Pará

Acompanhando as inovações tecnológicas para a saúde, os Hospitais Yutaka Takeda (HYT), localizada na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA) e o Cinco de Outubro (HCO), em Canãa dos Carajás (PA), estão investindo no serviço de Telemedicina para facilitar o contato entre médico e paciente.

 

A Telemedicina possibilita a prestação de serviços de saúde à distância, ampliando as possibilidades de atendimento médico, por meio da interação imediata entre profissionais de saúde em qualquer lugar, com acesso à internet em banda larga.

 

O serviço permite uma assistência efetiva aos pacientes por meio de tecnologias de comunicação, que incluem a consulta por áudio e vídeo e o diagnóstico online de exames. No Hospital Yutaka Takeda, a tecnologia já possibilitou a realização de 646 atendimentos virtuais e, recentemente, foi disponibilizado este serviço no Cinco de Outubro.

 

Segundo a médica generalista do HYT, Mariana Maia, responsável por acompanhar os pacientes que usam o serviço na Unidade, basta ter um clique para obter uma opinião especializada médica. Ela explica que a tecnologia possibilita a cobertura para atendimentos médicos de urgência e emergência 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

“A equipe de médicos clínicos do serviço de Telemedicina, em conjunto com a equipe do Hospital, define uma hipótese diagnóstica e estabelece um tratamento inicial. Geralmente, nesse tipo de atendimento é utilizada tecnologia que possibilite e facilite a troca de informações entre médicos para agilizar a decisão médica e apresentar exames realizados pelos pacientes”, destacou.

 

A médica acrescentou que, nos casos de atendimentos de urgência, o serviço ainda ajuda na otimização de remoções. “Nos demais casos, temos o fator da distância dos grandes centros de referência como limitante e a ausência de algumas especialidades, então fazemos uma consulta com o especialista por videoconferência”, explicou a médica.

 

Mariana observou, também, que “além de garantir uma assistência de maior qualidade aos pacientes, com o compartilhamento de conhecimentos e a ação conjunta entre profissionais de saúde, a Telemedicina traz ainda a vantagem de oferecer mais agilidade, já que não há necessidade de deslocamento dos médicos ou pacientes”.