Hospital Yutaka Takeda é pioneiro na busca por reconhecimento nacional sobre a qualidade no atendimento

Para celebrar o Dia Nacional do Hospital, comemorado em 2 de julho, o Hospital Yutaka Takeda, gerenciado pela Pró-Saúde na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), destaca o pioneirismo na busca por reconhecimento nacional e aperfeiçoamento de práticas que garantam a qualidade e a segurança dos atendimentos.

A unidade foi o primeiro hospital no Brasil a obter o certificado do Programa Nacional da Qualidade (PNQ), conferido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Para alcançar essa certificação, é necessário que as instituições sejam avaliadas em seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas e responsabilidade ambiental. Com mérito, o Hospital Yutaka Takeda atingiu 90% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem prestada.

Além do reconhecimento do Cofen, em 2019 o Yutaka Takeda recebeu a certificação máxima de qualidade, a ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada.

As certificações garantem ainda mais segurança no atendimento, promovendo a confiança no serviço assistencial e resultando em um engajamento de todos os colaboradores. Ela também é uma preocupação com todos os usuários e auxilia em estratégias no cuidado ao paciente. É uma busca contínua dentro da unidade.

Essa qualidade também resulta em mais satisfação dos pacientes, sendo demonstrada por meio de pesquisa. A média mensal de satisfação dos usuários de serviços no Yutaka Takeda é acima de 90%.

Entre outros destaques, a unidade também possui selo “Green Kitchen” (Cozinha Verde, em português), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o reconhecimento pela participação no Desafio Resíduos, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Para o diretor hospitalar do HYT Marcos Silveira, a busca pela melhoria está enraizada na unidade. “Nossos profissionais são engajados e focados em Qualidade e Segurança do Paciente, e também sempre ouvimos nossos usuários com o objetivo de buscarmos sempre a melhoria contínua de nossos serviços”, frisou.