Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado da Pró-Saúde busca normatizar a atividade solidária nas unidades em que atua, aproveitando todo o seu potencial.

As ações seguem o Manual do Voluntariado, que contém uma série de orientações para a implementação desta atividade, reforçando direitos e deveres em acolher e ser acolhido, com base na Lei do Voluntariado de 18/02/1998.

O objetivo é assegurar a atuação voluntária nas unidades de Saúde, Educação e Assistência Social, proporcionando a igual valorização e crescimento pessoal de todos os participantes e usuários ao mesmo tempo em que promove a interação com a comunidade local.

Voluntariado no Brasil

No Brasil, a atividade voluntária surgiu no século XVI, por meio das organizações religiosas cristãs. O ponto alto é a criação da Pastoral da Criança, ação vinculada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que atua na capacitação de líderes voluntários em ações de saúde básica, criada a partir da vivência social nas Casas de Misericórdia. A lei 9.608, de 1998, que regulamenta o serviço voluntário, consolida a ação voluntária e independente, cada vez mais engajada com as questões socioambientais.