filantropia

O que é filantropia e onde ela está presente?

A filantropia exerce um papel fundamental na garantia de acesso aos serviços básicos e contribui para a redução das desigualdades sociais

O conceito de filantropia e a relevância das entidades filantrópicas na prestação de serviços ainda são pouco compreendidas pela população brasileira.

Filantropia é uma palavra de origem grega formada pelas expressões philos e anthropos, que querem dizer “amor” e “ser humano”. Assim, filantropia pode ser definida como amor ao ser humano ou amor à humanidade.

No geral, ela se dá por meio de ações individuais ou de instituições filantrópicas, como a Pró-Saúde, que atuam em favor de políticas públicas e não tem fins lucrativos.

Vale lembrar ainda que a filantropia exerce um papel fundamental na garantia dos direitos de acesso aos serviços básicos do cidadão, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das desigualdades sociais no Brasil.

No Brasil, a Constituição Federal assegura direitos às entidades de assistência social, saúde e educação, inclusive com a concessão de imunidade tributária, garantindo a continuidade das atividades do setor.

Segundo o Fonif (Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas), as entidades devolvem à sociedade R$7,39, em média, para cada R$ 1 em imunidade previdenciária, ou seja, sete vezes mais.

Filantropia na saúde brasileira

Apenas no âmbito da saúde, quatro em cada dez usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) receberam atendimento de uma unidade filantrópica em 2017, é o que revelam os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de saúde (CNES).

Além disso, as entidades filantrópicas ofertam hoje mais de 100 mil leitos para o SUS. Dados do Ministério da Saúde apontam ainda que 59% de todas as internações de alta complexidade no SUS são realizadas por hospitais filantrópicos.

Para mostrar onde está a filantropia e o que ela significa, de forma direta e acessível, a Pró-Saúde, uma das maiores instituições filantrópicas de gestão hospitalar do país, criou uma agenda especial sobre o tema para outubro, mês em que é celebrado o Dia Nacional da Filantropia (20/10). Acompanhe!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde