Chocolate

O chocolate possui benefícios para a saúde

Você sabia que o chocolate possuí algumas propriedades benéficas, que está entre os mais populares do planeta?

Marina Milhomem, nutricionista da Pró-Saúde, informa que o consumo excessivo de chocolate não é adequado para saúde, no entanto se for ingerido nas quantidades e com a qualidade certa, pode trazer muitos benefícios. “O alimento pode contribuir para o bom humor, além de reduzir os danos do Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explica.

Marina ressalta que, apesar de algumas controvérsias, são vários os estudos que associam o consumo moderado de chocolate, em especial de chocolate preto com mais de 70% de cacau, há um menor risco de AVC.

“O chocolate é rico em flavonoides, substância encontrada no cacau que age como protetor cardiovascular, reduzindo o risco de aterosclerose, doença que consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que pode resultar em infarto e AVC”, afirma a profissional.

Segundo a nutricionista, o benefício do chocolate para a saúde, está ligado diretamente ao cacau, principal matéria prima do alimento. “Quanto mais cacau tiver na constituição do chocolate, mais escuro ele será e consequentemente mais saudável. O ideal seria usarmos o cacau em pó, sem adição de açúcar e de outros produtos”, ressalta. Neste sentido, o consumo de chocolate branco é o menos indicado, já que possui altas taxas de gordura e açúcar.

A especialista destaca que muitas pesquisas demonstram que o cacau é uma fonte considerável de antioxidante, combatendo os radicais livres, tornando o alimento um interessante escudo antienvelhecimento, além de contribuir na redução do mau colesterol, o LDL.

“O chocolate também contribui para a reposição das perdas energéticas durante a prática de atividades físicas. O cacau é rico em fibra, magnésio, cobre e potássio, sendo muito utilizado pelos atletas em suas práticas esportivas”, explica.

Confira cincos benefícios apontados pela nutricionista, para o consumo moderado do chocolate:

• Combate o Colesterol;
• Pode retardar o envelhecimento;
• Contribui para reduzir os danos de AVC;
• Reposição de perdas energéticas;
• Reduz o estresse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde