Portal da Transparência SES/RJ

Hospitais públicos estaduais do Rio de Janeiro contam com a experiência de mais de 50 anos da Pró-Saúde em administração hospitalar. A entidade filantrópica está presente em todas as regiões do país e qualificada como organização social de saúde no Rio de Janeiro. A Pró-Saúde faz a gestão plena do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer e do Hospital Estadual Getúlio Vargas – todos localizados na capital.

De acordo com seu Estatuto, a Pró-Saúde tem as seguintes finalidades:

I – Prestar e promover a assistência à educação, à saúde e a serviços médico-hospitalares a quantos procurarem seus serviços, sem distinção de nacionalidade, raça, credo religioso, opinião política ou qualquer outra condição, tanto em regime de internação quanto ambulatorial.

II – Prestar assistência social por meio de asilos, creches e outras atividades que ajudem a comunidade a se realizar.

III – Desenvolver, direta ou indiretamente, a pesquisa, tanto pura quanto aplicada, sobretudo em seus estabelecimentos, para favorecer o aperfeiçoamento das atividades da saúde, inclusive promovendo ou participando de campanhas específicas para assuntos de seu interesse e da coletividade a que atende.

IV – Levar a efeito atividades de saúde comunitária, com vistas à prevenção da doença, orientação sanitária e imunização.

Qualificação dos integrantes da Administração


Gabriel Giraldi – Diretor Regional

Diretor Operacional, com formação em economia; Especialização em Gestão Financeira e Controladoria; Especialização em Adm Hospitalar; MBA em Gestão de Pessoas com 13 anos de experiência.

Marcel Augusto de Oliveira – Hospital Estadual Getúlio Vargas
Profissional com mais de oito anos de experiência na área hospitalar, sendo quatro atuando como diretor Geral ou diretor Assistente, e quatro anos com implantação de sistemas, mapeamento de processos, desenvolvimento e acompanhamento de demonstrativos gerenciais e estatísticos, gestão estratégica e gestão da qualidade, plano orçamentário e custos. Administrador, com MBA em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde.

Weslley Guimarães  – Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer
Diretor Hospitalar, Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Empreendedora de Negócios e Administração Hospitalar, MBA Executivo em Saúde, e curso de Aperfeiçoamento para Gestores de Saúde, com 18 anos de experiência em administração em saúde e hospitalar.

Regulamento Contratação Pessoal – Pró Saúde – RJ

Certificado de Registro Cadastral – CRC 

RI.SEDE.CC.01 – Regulamento Institucional de Compras, Contratação de Obras e Serviços e Aquisição de Bens com Emprego de Recursos Provenientes do Poder Público

Complexo Estadual do Cérebro – Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Hospital Estadual Anchieta


Hospital Estadual Adão Pereira Nunes


Hospital Estadual Getúlio Vargas


Contratos e aditivos – empresas contratadas