Alayde Costa e UPA de Escada realizam palestra sobre doação de órgãos

No dia 22 de outubro, o Hospital Alayde Costa (HAC) e a UPA 24h de Escada, em Salvador (BA), realizaram uma palestra sobre doação de órgãos. A palestra, que abordou o tema “ Processo de Doação-Transplante”, teve como objetivo levar informações para a equipe técnica da unidade sobre morte encefálica, protocolos de morte encefálica, contraindicações para doação, o cenário atual do transplante no Estado da Bahia, o papel das Organizações de Procura de Órgãos e Córneas (OPO/OPC) e a contribuição destes profissionais na disseminação dos temas discutidos.

O diagnóstico de morte encefálica é determinado no Brasil pela Resolução CFM Nº 1480/97. É considerado como potencial doador todo e qualquer paciente com morte encefálica constatada devendo ser registrado, em prontuário, um Termo de Declaração de Morte Encefálica. Para comprovação do diagnóstico de Morte Encefálica, é imprescindível assegurar-se de assuntos como a causa do coma e a identificação do paciente.

Esse e outros assuntos foram discutidos na palestra, que foi ministrada pelo Enfermeiro Thiago Marques e dirigida aos técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e colaboradores administrativos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde