Quem somos

Mais de 50 anos de história

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição. Conheça os principais momentos da história da Pró-Saúde.

1967 

A Pró-Saúde começou suas atividades em 1967, na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais. Foi fundada sob o nome de Associação Monlevade de Serviço Social (AMSS).

1975 

A AMSS assume a gestão do Hospital Margarida, em João Monlevade (MG). Em pouco tempo de atuação, reestrutura as instalações e amplia o atendimento para 100 leitos.

1985 

Em 1985, padre Niversindo Cherubin criou departamento de Gerência Hospitalar, com intuito de padronizar a administração, unificando estatísticas de atendimento e priorizando a prestação de contas do serviço aos órgãos contratantes.

1996 

Novo estatuto transforma a AMSS em Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

1997

Assume a gestão de hospitais privados no Pará (Mineradora Vale e Eletronorte) e na Bahia (Suzano, antiga Bahia Sul Celulose).

1998

A Instituição amplia a atuação ao gerenciar Centros de Educação Infantil (CEIs) na zona leste de São Paulo, por meio de convênios com o município.

2000 

A Pró-Saúde chega a 12.559 colaboradores atuando em 38 hospitais sob gestão da Instituição. 

2010  

Pró-Saúde assume o Hospital Bom Pastor, em Guajará Mirim (RO), divisa com a Bolívia, unidade de saúde referência em partos e atendimento indígena. A Instituição também conquista certificações da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para o Hospital Municipal de Araucária (PR), Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva (SP), Hospital Regional Público da Transamazônica (PA) e Hospital Estadual Central de Vitória (ES).

2013

A Instituição assume o Instituto Estadual do Cérebro (IEC) Paulo Niemeyer e mais cinco hospitais no Rio de Janeiro. O Hospital Municipal de Araucária conquista acreditação de excelência — ONA3.

2014 

A Pró-Saúde assume novo hospital próprio Alayde Costa, em Salvador (BA). Conquista ONA1 para o Hospital de Urgência da Região Sudoeste (GO). No Rio de Janeiro, a maternidade Hospital Rocha Faria obtém inédita chancela de “Amigo da Mulher e da Criança”. O IEC e Hospital Adão Pereira Nunes recebem PQ-Rio.

2015

Início da gestão de um novo Centro de Educação Infantil em São Paulo (SP), do Hospital Oncológico Infantil, em Belém (PA), e do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES). Instituição conquista certificação Acreditado com Excelência — ONA3 para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (PA).

2016 

A sede administrativa da Pró-Saúde obtém a certificação ISO 14001, em Sistema de Gestão Ambiental. Hospital Regional Público da Transamazônica (PA) recebe acreditação ONA 3. Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) e Hospital Público Estadual Galileu (PA) conquistam a acreditação ONA 1.

2017

Conquista a ONA 2 para o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP), a ONA 1 para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (ES), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (PA) e o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (PA). Em Mogi das Cruzes (SP), inicia a gestão da UPA 24h Oropó, UBS Alto do Ipiranga e Unicafisio.

2018  

Com 51 anos de serviços prestados, a Pró-Saúde lança em março sua nova marca. Em junho, também é lançada nova identidade organizacional, estruturando a missão, visão e valores, além da governança corporativa e programa de integridade e anticorrupção da Associação. Em dezembro, a instituição apresenta seu Código de Ética e de Conduta.

A Pró-Saúde assume a gestão própria do Hospital São Luiz, em Cáceres (MT).