OMS faz alerta sobre a tuberculose, doença que mata cerca de 4 mil pessoas por dia em todo o mundo

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado todos os anos no dia 24 de março, e com essa data importante a Organização Mundial da Saúde (OMS) relembra a periculosidade da doença. Diariamente a tuberculose mata mais de 4 mil pessoas no mundo todo, sendo considerada a doença mais infecciosa e mortal do mundo.

No Brasil, em 2017 foram registrados 34,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes, sendo 4.534 óbitos pela doença, resultando em uma mortalidade de 2,2 mortes por 100 mil habitantes.

Neste ano, a campanha reforça a importância de colocar em práticas compromissos assumidos por líderes globais, ampliar acesso à prevenção e ao tratamento. “Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a OMS pede a governos, comunidades afetadas, organizações da sociedade civil, prestadores de serviços de saúde e parceiros nacionais e internacionais que unam forças. Ninguém será deixado para trás”, informou a Organização Mundial da Saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta primeiramente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Os principais sintomas da doença é tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo e prostração (fraqueza), febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

O tratamento da doença é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo totalmente gratuito. A durabilidade do tratamento é de no mínimo seis meses.

 

Fonte: Agência Brasil.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde