Hospital de Porto Trombetas

Hospital de Porto Trombetas celebra 36 anos de assistência no coração da Amazônia

Longe de grandes capitais e localizado no interior do Pará, o Hospital de Porto Trombetas (HPTR), na cidade de Oriximiná, celebra 36 anos de assistência nesta sexta-feira, 23 de julho.

A unidade, criada em 1985 para atender funcionários da Mineração Rio do Norte, é gerenciada em co-parceria pela entidade filantrópica Pró-Saúde, desde 1997. O acesso a área que sedia o hospital é feito por via fluvial, sendo o principal serviço de saúde em centenas de quilômetros.

São mais de 25 especialidades oferecidas à população, realizando atendimentos ambulatoriais, cirurgias e internações. Além dos desafios assistenciais enfrentados ao longo dos anos, o HPTR cresceu em infraestrutura, promovendo tecnologias no avanço da qualidade do atendimento as comunidades de Porto Trombetas, quilombolas e ribeirinhas do município.

Especialidades – Com atendimento 24 horas, o hospital conta com serviços de pediatria, ginecologia, ortopédica, clínica média, cirurgia geral, entre outros. O HPTR possui 193 profissionais, além de 19 médicos contratados, 22 leitos clínicos e laboratório para análises clínicas e diagnóstico por imagem. A unidade atua ainda no atendimento ambulatorial de oftalmologia, puericultura, medicina do trabalho e telemedicina.

Enfretamento da Covid-19 – As mudanças e os desafios no atendimento com a pandemia da Covid-19 ampliaram o cuidado e reforçaram protocolos assistenciais na unidade. Desde o início da pandemia no Brasil a unidade promove campanhas de prevenção, testagens da doença, tratamento imediato e disponibiliza uma UTI móvel para o transporte de pacientes graves.

No mês de março de 2021, o Hospital de Porto Trombetas inaugurou a sua primeira usina de oxigênio, representando um apoio importante no atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Com capacidade de produção por hora de 10.5 m³ de oxigênio e 25 m³ de ar comprimido medicinal, é projetada para atender até dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Reconhecimento nacional

Em 2019, o HRPT conquistou o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que certifica as boas práticas da assistência de enfermagem do hospital. Referência em média e baixa complexidades, a unidade se mantém em busca de novas certificações relacionada à segurança do paciente. Em conjunto com o trabalho assistencial, a unidade também exerce ações voltadas para a humanização no atendimento. Por meio de projetos como Grávidas de Trombetas, Crescendo Juntos, A Hora do Soninho, as ações valorizam especificidades de cada comunidade, mantendo o compromisso da segurança e respeito à vida.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde