Hospital Santa Juliana e Hemoacre realizam campanha de doação de sangue

O Hospital Santa Juliana (HSJ), localizado em Rio Branco (AC), firmou uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), para incentivar a doação de sangue. O Banco de Sangue do Estado do Acre está enfrentando dificuldades para atender a demanda de sangue dos hospitais.

A unidade iniciou a distribuição de panfletos informativos, e a equipe de enfermagem irá conscientizar pacientes e familiares sobre a necessidade de convocar novos doadores. A cada três meses, um ônibus do Hemoacre visitará o Hospital Santa Juliana para divulgar a campanha e realizar a coleta de sangue de colaboradores, visitantes e moradores da região.

O HSJ estabeleceu, junto com o Hemoacre, um cronograma anual de palestras para colaboradores sobre doação de sangue. A primeira delas ocorreu no dia 7 de março, no HSJ.

“Em parceria com o Hemoacre, realizamos essa campanha dentro do Hospital Santa Juliana com o objetivo de reforçar a importância da doação de sangue e medula óssea, sensibilizar novos doadores e incentivar os que já doaram a fazerem novamente. As doações em nosso estado ainda são em pouquíssima quantidade e precisamos unir forças para alertar a população do quanto a doação é importante para salvar vidas. Doar sangue é um ato de humanização e respeito ao próximo”, afirmou a enfermeira Kamila Oliveira, gerente Assistencial do Hospital Santa Juliana.

O HSJ também pretende incentivar pacientes e possíveis doadores a conhecerem a sua tipagem sanguínea, pois muitos não possuem essa informação, o que dificulta a captação de sangue específico, conforme a necessidade do receptor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde